CryptoTimes

ETF de Solana (SOL) será lançado na quarta-feira (2) — mas vai mexer com os preços da criptomoeda?

01 jul 2025, 11:41 - atualizado em 01 jul 2025, 11:41
Solana USDC Binance
(Imagem: Crypto Times)

A Solana (SOL) está prestes a ganhar seu próprio e primeiro fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) nos Estados Unidos na próxima quarta-feira (2). O novo produto será lançado pelas Rex Shares e a Osprey Funds e deve oferecer exposição direta à criptomoeda com recompensas de staking on-chain. As informações são do Decrypt. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o Rex-Osprey Solana + Staking ETF, com o código SSK, pretende manter parte das reservas do token SOL em staking (isto é, um mecanismo de recompensa) por meio de uma subsidiária nas Ilhas Cayman.

O objetivo é gerar rendimento ao realizar o staking de pelo menos metade dos ativos, segundo o documento do fundo.

Vale destacar que, ainda que o ETF Rex-Osprey possua solana em caixa e acompanhe seu preço à vista, ele não é estruturado como um fundo de índice à vista no sentido regulatório tradicional — como outros fundos, como em ethereum (ETH) e bitcoin (BTC), por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo com a iminente chegada do ETF, os preços da Solana não reagiram. Por volta das 11h20,  o SOL recuava 1,31%, cotado a US$ 148,99. No acumulado dos últimos sete dias, a valorização é de aproximadamente 3%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ETF de Solana (SOL) e outros produtos

Vale dizer que outras criptomoedas, como XRP (XRP), Litecoin (LTC), Dogecoin (DOGE), Cardano (ADA), Polkadot (DOT), Avalanche (AVAX), Hedera (HBAR) e Sui (SUI) também possuem pedidos de ETFs pendentes. Especialistas apontam que há uma alta probabilidade de que eles sejam aprovados em julho.

O ETF de solana se tornou um divisor de águas para o mercado. Dessa maneira, ele abre novas formas de exposição para investidores institucionais e de varejo ao mercado de criptomoedas, preparando o cenário para um grande influxo de capitais para a rede SOL.

A comunidade da criptomoeda aguarda ansiosamente o início das negociações, não apenas pelos potenciais ganhos de preço, mas também pelos benefícios mais amplos que pode trazer para a adoção de criptoativos em staking.

Compartilhar

cryptotimes@moneytimes.com.br