CryptoTimes

ETF ‘sem utilidade’ de Dogecoin (DOGE) deve ser lançado hoje, diz especialista da Bloomberg; memecoin salta

11 set 2025, 9:52 - atualizado em 11 set 2025, 9:52
Dogecoin
(Imagem: Unsplash/Executium)

A negociação de um fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês) em Dogecoin (DOGE) da REX Shares e Osprey Funds deve começar nesta quinta-feira (11), de acordo com uma publicação de Eric Balchunas, analista da Bloomberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A era dos ETFs de moedas meme está prestes a começar, ao que parece, com o lançamento previsto para quinta-feira $DOJE, ainda que sob o Ato 40, à la $SSK. Há um grande grupo de membros do Ato 33 ainda aguardando a aprovação da SEC. Tenho certeza de que este é o primeiro ETF dos EUA a deter algo que não tem utilidade”, escreveu ele na última terça-feira (9) no X, antigo Twitter. 

.
Segundo Balchunas, esse ETF seria registrado sob a Lei de Sociedades de Investimento de 1940 (Act 40), que contorna o longo processo de análise da SEC, a CVM dos Estados Unidos e seria lançado sob o código DOJE. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa com o início das negociações do ETF fez a criptomoeda meme mais famosa do mundo saltar mais de 4% nas primeiras horas do dia, cotada a US$ 0,2511 por volta das 9h30.

  • CONFIRA: Com o Crypto Times, você recebe em primeira mão diversos conteúdos para investir melhor em criptomoedas; cadastre-se gratuitamente

Mas vale a pena comprar o ETF de Dogecoin (DOGE)?

Para Sarah Uska, analista de criptoativos do Bitybank, a aprovação do ETF de Dogecoin pela SEC evidencia a relevância crescente das memecoins e coloca uma lupa sobre esse tipo de ativo.

“Até agora, os ETFs estavam restritos a grandes criptoativos como bitcoin e ethereum. Esse movimento pode desencadear um aumento no interesse e nos investimentos em memecoins, o que reforça a importância de que esse tema entre gradualmente na agenda de regulamentação”, comenta Uska. 

  • LEIA TAMBÉM: O Money Minds leva as grandes mentes do mercado financeiro para um bate-papo com análises e discussões sobre investimentos; assista

“É importante entender o apelo das memecoins. No caso da Dogecoin, ela vem ganhando valorização e relevância, mas é um ativo sustentado sobretudo por narrativa, diferentemente de bitcoin e ethereum, que contam com tecnologia robusta que sustenta o seu valor real”, diz a analista. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ela, as memecoins têm validade por representarem comunidades e por seu caráter especulativo, mas são também os ativos mais voláteis do mercado, e isso exige cuidado redobrado do investidor.

Como o ETF funciona e por que ele é importante

Enquanto os emissores de ETFs registrados sob a Lei de Valores Mobiliários de 1933 ainda aguardam a aprovação da SEC, a via da Lei de 1940 permitiu que outros produtos chegassem ao ao mercado primeiro, marcando potencialmente um momento histórico para o investimento em memecoins.

O ETF REX-Osprey DOGE opera através do REX-Osprey DOGE (Cayman) Portfolio SPV

A REX Shares e a Osprey Funds já haviam lançado ETFs à vista (spot) de Solana (SOL) e BNB (BNB) usando o mesmo método. Apesar do ceticismo da SEC, esses ETFs chegaram ao mercado, sinalizando que o DOGE poderia seguir a mesma trajetória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
renan.sousa@moneytimes.com.br
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.