Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ethereum 2.0 poderá começar testes em abril, de acordo com CEO

30/03/2020 - 15:57
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Sistema de mensagens ponto a ponto e o sistema de proposição de blocos são duas áreas com possíveis vulnerabilidades de segurança na rede Ethereum 2.0 (Imagem: Facebook/Consensys)

De acordo com Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum, é provável que a equipe da Ethereum 2.0 avance com redes de teste em multiclientes em Abril.

Recentemente, as especificações da Ethereum 2.0 passaram por uma auditoria pela Least Authority, empresa de segurança em tecnologia, afirmando que o sistema de mensagens ponto a ponto (P2P) e o sistema de proposição de blocos são duas áreas com possíveis vulnerabilidades de segurança.

Em resposta ao relatório, Buterin contou ao The Block que a equipe da Ethereum 2.0 está trabalhando para solucionar esses problemas, apesar de talvez precisarem de iniciativa a longo prazo do que revisões imediatas.

Vulnerabilidades de segurança na Ethereum 2.0

Least Authority levantou preocupações sobre o problema de spam no sistema de mensagem P2P do protocolo e recomendou a implementação de um protocolo de fofoca completo e resiliente a BAR para prevenir spams maliciosos.

BAR são modelos Bizantinos/Altruísticos/Racionais que fornecem um mecanismo escalável para a disseminação de informações, que certifica resultados previsíveis quando algum nó na rede agir de forma egoísta.

De acordo com Buterin, esse problema também existe na estrutura Ethereum 1.0 e só foi mitigada ao longo do tempo. Ele espera que o mesmo aconteça com a Ethereum 2.0.

“No geral, nós definitivamente levamos a sério a segurança antispam da rede”, afirmou ele. “Ethereum 1.0 levou um tempo para fortalecer a camada de sua rede e existem muitas pessoas solucionando esses problemas, então eu espero que esses problemas sejam mitigados com o tempo.”

bitcoin ethereum
CEO afirma que a rede Ethereum 1.0 também está evoluindo nessa direção para criar melhores propriedades de incentivo ao longo do tempo (Imagem: Freepik/fullvector)

“Em relação à resiliência BAR, eu espero que a abordagem que aplicaremos será para assumir altruísmo no início e, em seguida, criar melhores propriedades de incentivo ao longo do tempo. A rede Ethereum 1.0 também está evoluindo nessa direção”, acrescentou ele.

A segunda vulnerabilidade de segurança identificada no relatório tem relação com possíveis vazamentos de informação com o sistema de proposição de blocos da Ethereum 2.0.

Buterin afirmou que a equipe está levando a sério a recomendação da Least Authority de usar um mecanismo de Eleição de um Único Líder Secreto (SSLE) para lidar com o processo de seleção.

Na verdade, SSLE é um dos principais focos de pesquisa da equipe nesse momento e foi incluído no roadmap (roteiro de desenvolvimento) de Buterin para a Ethereum 2.0 para os próximos cinco a dez anos. De acordo com o roadmap, o sistema SSLE será implementado na Fase 2 ou depois.

Testes em multiclientes poderão ser realizados em abril

Agora que o processo de auditoria foi finalizado, os próximos passos serão realizar as redes de testes em multiclientes e um programa de caça a bugs (“bug bounty”) para a Fase 0, de acordo com Danny Ryan, líder do projeto Ethereum 2.0.

Buterin revelou que o grande impulso para realizar os testes da rede em multiclientes poderia acontecer em abril.

“A melhor forma de pensar sobre quando o lançamento da rede Fase 0 irá acontecer é que, primeiro, precisamos de uma rede de testes em multiclientes, para depois esperamos que essa rede de testes seja executada por algum tempo sem problemas parecidos e, se der certo, lançaremos”, disse Buterin.

“Esse é um procedimento parecido com o que fizemos lá em 2015 para a Ethereum 1.0.”

“Não é tão fácil prever quando o lançamento da rede vai acontecer, apesar de nós absolutamente acharmos que os testes de rede em multiclientes aconteça muito em breve; é provável que aconteçam em abril”, acrescentou ele.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 30/03/2020 - 15:57