Golpes em ethereum (ETH) disparam após atualização que facilita transações em massa

Uma recente atualização na rede do ethereum (ETH), criada para otimizar a experiência dos usuários, provocou um aumento significativo no roubo de tokens da segunda maior criptomoeda do mercado.
Segundo um levantamento do ScamSniffer, mais de US$ 12 milhões foram perdidos em esquemas de phishing apenas em agosto, um crescimento de 72% em relação ao mês anterior. Quase metade desse valor (US$ 5,62 milhões) foi subtraído de apenas três carteiras pertencentes a grandes detentores de ETH. No total, 15.230 pessoas foram vítimas desses golpes no último mês.
O serviço de segurança ScamSniffer atribui o aumento dos ataques à implementação do protocolo EIP-7702, que foi lançado como parte da atualização Pectra na blockchain do ethereum. Esse protocolo facilita o gerenciamento de contratos inteligentes para transferências em lote.
Com o EIP-7702, os usuários podem aprovar múltiplas transações com uma única autorização, simplificando o processo. No entanto, essa facilidade também abriu brechas exploradas por golpistas, que utilizam golpes de phishing para acessar as carteiras.
Ao clicar em links maliciosos, as vítimas permitem que os criminosos tentem várias vezes obter acesso aos seus wallets, em um processo comparado a “copiar a chave de um cofre por tentativa e erro”. Quando conseguem o controle, os fraudadores utilizam o protocolo para realizar múltiplas transferências rapidamente e sem levantar suspeitas, deixando os donos dos tokens sem seus ativos antes que percebam.
- SAIBA MAIS: Quer receber análises confiáveis sobre o universo cripto? Cadastre-se para receber a newsletter gratuita do Crypto Times