CryptoTimes

EUA: presidente da SEC contata Parlamento Europeu sobre regulamentação cripto

01 set 2021, 13:40 - atualizado em 01 set 2021, 13:40
Gary Gensler SEC
“Acredito que a transformação que estamos vivendo agora pode ser tão grande quanto à gerada pela internet na década de 1990”, disse Gensler (Imagem: Reuters/Jose Luis Magana)

Nesta quarta-feira (1º), o presidente da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Gary Gensler, contatou o Parlamento Europeu para uma “troca de experiências”.

Na conversa virtual com o Comitê de Assuntos Econômicos e Monetários, o presidente da SEC destacou tecnologias financeiras que estão eliminando fronteiras e aproximando os mercados europeu e americano. 

“Acredito que a transformação que estamos vivendo agora pode ser tão grande quanto à gerada pela internet na década de 1990”, disse Gensler.

O presidente da SEC destacou, especificamente, a importância do “campo de criptoativos”. “Esta classe de ativos de US$ 2,1 trilhões é verdadeiramente global. Não tem fronteiras nem limites. Opera 24 horas por dia, sete dias por semana”, explicou ele.

Billy Kelleher, membro irlandês do parlamento, perguntou a Gensler sobre novas tecnologias que podem ser aplicadas a corretoras cripto para ajudar reguladoras a garantir a proteção dos investidores.

“Sim, existem tecnologias que podem ajudar as plataformas na prevenção à lavagem de dinheiro e na garantia de proteção aos investidores”, explicou Gensler.

“Mas também acredito que é uma combinação de hardware e software nas plataformas, particularmente o software, e do que você realiza em seu poder legislativo e o que nós fazemos como reguladoras.”

Finanças sustentáveis e novas divulgações ambientais, sociais e governamentais (ESG, na sigla em inglês) também foram tratadas com alta prioridade pelo comitê, do mesmo modo que foram pela SEC e por reguladoras americanas.

A mudança climática e as pressões de governos fizeram com que financiadores em todo o mundo acrescentassem preocupações ligadas à sustentabilidade a seus cálculos de risco no momento de escolher investimentos.

Os comentários de Gensler durante a reunião se assemelham a discursos anteriores para organizações dos Estados Unidos. Porém, ao conversar com legisladores europeus, ele cumpriu um papel do interesse do governo Biden sobre a globalização de mercados financeiros.

A secretária do Departamento do Tesouro americano, Janet Yellen, passou boa parte de 2021 em uma investida diplomática para estabelecer referências globais a impostos corporativos, a fim de reduzir a disparidade entre nações.

No âmbito cripto, Yellen e Gensler se concentraram, em parte, no papel das stablecoins no comércio.

theblock@moneytimes.com.br