Internacional

EUA, Reino Unido e Austrália realizam exercícios aéreos com foco na China

09 fev 2023, 9:40 - atualizado em 09 fev 2023, 9:40
EUA, Reino Unido, Austrália
A Reuters acompanhou as forças britânicas por várias horas durante os exercícios Red Flag, organizados pelos Estados Unidos, durante três semanas (Imagem: REUTERS/Carlos Barria)

Estados Unidos, Reino Unido e Austrália realizaram exercícios aéreos conjuntos na quarta-feira sobre o deserto de Nevada e região, como parte de um esforço para simular operações de combate de ponta contra caças chineses e defesas aéreas.

A Reuters acompanhou as forças britânicas por várias horas durante os exercícios Red Flag, organizados pelos Estados Unidos, durante três semanas, a bordo do avião-tanque de reabastecimento britânico KC-2 Voyager, que na quarta-feira forneceu combustível para caças norte-americanos e britânicos.

O coronel da Força Aérea dos EUA Jared J. Hutchinson, comandante do 414º Esquadrão de Treinamento de Combate que comanda o Red Flag, disse que os exercícios anuais não estão vinculados a nenhum evento recente.

No sábado, um caça dos EUA abateu um suposto balão espião chinês na costa da Carolina do Sul, aumentando as tensões.

“(A China é) apenas o desafio de compasso para o qual treinamos para estarmos prontos… Acreditamos que, se estivermos prontos para a China, estamos prontos para qualquer um”, disse Hutchinson, citando a política dos EUA.

No centro dos exercícios estava abordar as vastas distâncias que Estados Unidos, Reino Unido e Austrália enfrentariam ao operar no Pacífico e melhorar a interoperabilidade das Forças Aéreas dos três países.

O governo dos EUA identifica a China como prioridade estratégica de suas Forças Armadas, mesmo que dedique bilhões de dólares para apoiar a Ucrânia a repelir as forças russas que invadiram o país.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.