Internacional

EUA sancionam ex-presidente paraguaio Cartes por participação em atos de corrupção

22 jul 2022, 15:38 - atualizado em 22 jul 2022, 15:38
“Os Estados Unidos sancionam o ex-presidente paraguaio Horacio Manuel Cartes Jara por sua participação em atos de corrupção significativos”, disse Blinken em um comunicado (Imagem: Olivier Douliery/Pool via REUTERS)

Os Estados Unidos sancionaram o ex-presidente paraguaio Horacio Cartes, que governou o país entre 2013 e 2018, por participação em “atos de corrupção significativos” que obstruíram uma investigação sobre crime transnacional, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, nesta sexta-feira.

A medida agita o cenário político paraguaio, uma vez que Cartes anunciou recentemente sua candidatura para presidir o governista Partido Colorado e o candidato de seu grupo político é o melhor posicionado para ganhar as primárias da legenda, que ocorrerão em dezembro.

“Os Estados Unidos sancionam o ex-presidente paraguaio Horacio Manuel Cartes Jara por sua participação em atos de corrupção significativos”, disse Blinken em um comunicado.

“O ex-presidente obstruiu uma importante investigação internacional sobre o crime transnacional para proteger a si mesmo e um associado criminal de um possível julgamento e dano político”, acrescentou.

O ex-presidente disse em um comunicado publicado em sua conta no Twitter que rechaçava o conteúdo das acusações contra si, e que considera-as “infundadas e injustas”.

“Sempre estamos e estaremos comprometidos em oferecer todo o apoio a informação de primeira fonte que as autoridades necessitem para esclarecer os assuntos que nos afligem”, acrescentou.

Cartes, de 66 anos, é considerado um dos homens mais ricos do Paraguai. Ele é proprietário de uma grande fábrica de cigarros e possui negócios menores em vários outros mercados, mas nunca havia sido investigado pela justiça do Paraguai.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

reuters@moneytimes.com.br