Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

EUA suspeitam que Brasil reexporte aço chinês e dificulte negociações, diz Folha

16/03/2018 - 10:30

Investing.com – Enquanto o governo brasileiro espera a publicação das regras da taxação a importação de aço e alumínio nos Estados Unidos, um primeiro obstáculo para as negociações bilaterais surge e pode impedir um acordo entre os dois países.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, os EUA suspeitam que o Brasil esteja praticando um processo de triangulação com o aço chinês. Neste cenário, país importa o aço da China para revender aos americanos. O setor siderúrgico brasileiro nega essa prática, mas a simples desconfiança pode ser um impeditivo para excluir a taxação dos produtos brasileiros.

O governo brasileiro entende que na prática isso é impossível, ainda mais porque 80% das exportações de aço do Brasil para os EUA são de produtos semiacabados, prontos para serem usados nas usinas americanas. Além disso, o setor siderúrgico brasileiro é dependente do carvão americano.

Em março de 2016, os Estados Unidos aplicaram uma tarifa antidumping para produtos siderúrgicos acabados do Brasil, acusando o país de vender abaixo do preço de custo. Na época, os americanos investigaram se o Brasil fazia triangulação, mas não encontraram nada.

Um documento do Departamento de Comércio dos Estados Unidos colocou o Brasil em uma espécie de lista negra, que poderiam ter tarifas para seus produtos de até 53%, justamente por conta desta suspeita. Além de China e Brasil, também faziam parte Malásia, Vietnã e Coreia do Sul, nações frequentemente suspeitas de reexportação de aço chinês.

Por Investing.com

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 16/03/2018 - 10:30

Cotações Crypto
Pela Web