Bolsas da Europa fecham sem direção única de olho no Oriente Médio
Os índices europeus encerraram o pregão desta quarta-feira (27) sem direção única diante das incertezas no avanço nas negociações entre Estados Unidos e Irã.
O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou as negociações com ligeira alta de 0,03%, aos 628,18 pontos.
Entre os principais índices, o DAX, de Frankfurt, caiu 0,03%, aos 25.177,80 pontos; o FTSE 100, de Londres, teve avanço de 0,13%, aos 10.505,01 pontos; e o CAC, de Paris, subiu 0,43%, aos 8.207,89 pontos.
O que mexeu com os mercados europeus hoje?
As incertezas geopolíticas seguiram ditando o humor dos mercados europeus com informações desencontradas dos Estados Unidos e do Irã.
Pela manhã, a TV estatal iraniana divulgou que havia um rascunho de memorando de entendimento entre os dois países, no qual estaria prevista a normalização da circulação de embarcações pelo Estreito de Ormuz pelo Irã dentro de um mês, enquanto os Estados Unidos retirariam as forças militares das proximidades do Irã e suspenderiam o bloqueio naval.
No entanto, a informação foi desmentida pela Casa Branca que afirmou que o conteúdo não era “verdadeiro” e era uma “fabricação completa”.
Na visão do Tickmill Group, a melhora no apetite por risco diante da perspectiva de avanço diplomático no Oriente Médio vem reduzindo parte das preocupações macroeconômicas.
O HSBC Private Bank estima três altas de juros de 0,25 ponto percentual pelo Banco Central Europeu (BCE) em 2026. Nesta quarta-feira, o vice-presidente do BC europeu, Luis de Guindos, disse que é necessário analisar efeitos da guerra antes de decidir apertar as taxas em junho.
Entre os destaques positivos das ações, a AkzoNobel disparou quase 20% após rejeitar uma proposta de aquisição de 12,49 bilhões de euros apresentada pela Nippon Paint e Sherwin-Williams.
O setor automotivo também se destacou após dados mostrarem avanço nos registros de carros novos na União Europeia. Renault subiu cerca de 4%, enquanto Stellantis (+4,2%), Volkswagen (+2,4%), Mercedes-Benz (+3,1%) e BMW (+2,3%) também avançaram.
Já no segmento de tecnologia, ASML e Infineon fecharam em quedas próximas a 0,7% e 0,9%, respectivamente.
*Com informações de Estadão Conteúdo