Bolsas da Europa recuam com baixa tech e incertezas sobre EUA e Irã
Os índices europeus fecharam a sessão desta segunda-feira (29) em baixa com a queda das ações de tecnologia, apesar da recuperação nos Estados Unidos, e as incertezas sobre a duração da trégua entre EUA e Irã.
O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou as negociações com ligeira alta de 0,04%, aos 636,11 pontos.
Entre os principais índices, apenas o DAX, de Frankfurt, recuou 0,18%, aos 24.626,89 pontos, o FTSE 100, de Londres, teve perda de 0,23%, aos 10.484,22 pontos, e o CAC 40, de Paris encerrou o pregão com baixa de 0,21%, aos 8.367,33 pontos.
O que mexeu com os mercados europeus hoje?
Os investidores europeus acompanharam uma nova rodada de baixa das ações de tecnologia, destoando da recuperação observada nas bolsas asiáticas e norte-americanas, e incertezas quanto às negociações no Oriente Médio.
A persistência de divergências entre Estados Unidos e Irã após os ataques da última semana ampliam dúvidas sobre o rumo das negociações de paz. Na Europa, ainda pesou a estabilidade da inflação da Espanha em 3,6% em junho, que surpreendeu analistas ao reforçar reflexos de pressão sobre os preços.
Para o Commerzbank, mesmo uma desaceleração da inflação ainda não é suficiente para afastar a postura mais dura do Banco Central Europeu (BCE).
O cenário colocou em segundo plano a melhora no índice de sentimento econômico da zona do euro, a 95 pontos em junho.
Volátil, o setor de tecnologia chegou a ameaçar perder o movimento de recuperação e seguir o ambiente negativo dos mercados, mas retomou força na reta final do pregão e fechou em alta de 1,1%.
O anúncio de novos investimentos da Coreia do Sul em semicondutores fortaleceu expectativas para a cadeia global ligada à inteligência artificial (IA) e apoiou algumas ações do setor ao redor do globo.
Os setores bancário (-0,1%) e automotivo (-1,1%), por outro lado, ajudaram a pressionar os principais índices ao longo do pregão.
Na ponta corporativa, Prosus avançou 3,5% após anunciar um programa de recompra de US$ 5 bilhões, enquanto a BT fechou em alta de 0,5% após a criação de uma joint venture com a Verizon.