Mercados

Europa: índice acionário alemão cai mais de 2% após interrupção no fornecimento de gás russo

05 set 2022, 13:39 - atualizado em 05 set 2022, 13:39
Europa
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em baixa de 0,62%, a 413,39 pontos (Imagem: Bolsa de Valores de Frankfurt Reuters)

O DAX, da Alemanha, recuou mais de 2% e liderou as quedas entre os índices de ações europeus nesta segunda-feira, depois que a Rússia parou de fornecer gás através do gasoduto Nord Stream 1 para a Europa, provocando preocupações sobre a alta dos preços da energia e escassez no inverno na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em baixa de 0,62%, a 413,39 pontos, enquanto o alemão DAX registrou seu maior declínio percentual diário em mais de uma semana.

A Gazprom anunciou na sexta-feira que o principal gasoduto para a Alemanha permanecerá fechado indefinidamente, contra expectativas de retomada do fornecimento no sábado, após três dias de trabalhos de manutenção.

O CEO da Uniper, a maior importadora alemã de gás russo, disse que Berlim pode considerar o racionamento de gás.

“Nesse caso (de racionamento), a recessão já esperada devido ao aumento maciço dos preços da energia seria muito mais grave”, escreveram economistas do Commerzbank em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os ministros de energia dos países da União Europeia vão se reunir em 9 de setembro para discutir opções para conter a alta dos preços da energia, incluindo tetos de preços para o gás e linhas de crédito de emergência para participantes do mercado de energia, mostrou um documento visto pela Reuters.

As ações de energia estavam entre os poucos setores que tiveram ganhos na Europa, com alta de 2,2% em meio ao avanço dos preços do petróleo.

Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,09%, a 7.287,43 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 2,22%, a 12.760,78 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 1,20%, a 6.093,22 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 2,01%, a 21.480,19 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,88%, a 7.862,70 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 teve estabilidade, a 6.004,36 pontos.

Siga o Money Times no Facebook!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar