Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Europa: Infineon, STMicro caem; Boicote à Huawei perturba mercado de chips

20/05/2019 - 8:29

Por Geoffrey Smith/Investing.com

Quando os elefantes lutam, são as formigas que são pisoteadas.

As maiores fabricantes de chips da Europa, a Infineon Technologies (DE:IFXGn) e a STMicroelectronics (PA:STM) – elefantes em seu próprio quintal – estão experimentando a vida de formiga hoje de manhã em meio à disputa entre a China e os EUA que ameaça fugir do controle.

Huawei manterá atualizações de segurança em meio a guerra fria tecnológica

As duas empresas foram colocadas em um lugar terrível pela ordem executiva dos EUA na semana passada banindo efetivamente empresas americanas a negociar diretamente com a gigante das telecomunicações Huawei sem uma permissão do governo. As notícias do fim de semana sugeriram que as empresas desde a (NASDAQ:GOOGL) até a Qualcomm (NASDAQ:QCOM) e a Broadcom (NASDAQ:AVGO) já tenham parado de vender para o gigante chinês.

De acordo com um relatório do Nikkei Asian Review do Japão, a alemã Infineon suspendeu as vendas para a Huawei por medo de causar problemas legais nos EUA, enquanto a STMicro (PA:STM), com sede na França, tem reuniões agendadas com a empresa chinesa para o final desta semana para esclarecer sua situação.

A partir das 5 da manhã, a Infineon caía 3,1%, enquanto STMicro caía 3,8%, ambos na parte inferior de seus respectivos índices. O Dax da Alemanha e o francês CAC 40 estavam um pouco abaixo de 0,1%, enquanto o índice de referência Euro Stoxx 600 abriu a semana efetivamente em 381,60.

De acordo com o Nikkei, as vendas diretas da Infineon para a Huawei são mínimas – menos de US$ 100 milhões por ano (em comparação à receita anual de 7,94 bilhões de euros). Para a STMicro, o impacto direto seria maior, já que a Huawei é um dos 10 maiores clientes, segundo documentos protocolados citados pela Reuters.

De acordo com o Nikkei, as vendas diretas da Infineon para a Huawei são mínimas (Divulgação: Japan Stock Exchange)

No entanto, não é apenas com os efeitos diretos que as duas empresas precisam se preocupar. As restrições às vendas para a China, o maior mercado mundial de semicondutores, criarão ainda mais problemas de excesso de capacidade para a indústria fora da China, pressionando mais os preços e as margens.

Faltam menos de dois meses desde que a Infineon foi forçada a reduzir suas perspectivas de receita e lucro este ano devido à “lentidão continuada nos mercados finais”, enquanto a STMicro manteve sua orientação, mas reduziu seus gastos de capital planejados.

Mesmo que a demanda aumente, a empresa alemã disse que só iria alimentar lentamente as vendas, porque os estoques globais já estão em níveis elevados. A Huawei está garantindo seu estoque há meses para se proteger contra o corte de fornecedores ocidentais, de acordo com várias notícias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Bruno Andrade - 20/05/2019 - 8:29

Cotações Crypto
Pela Web