Ex-CEO da Binance, CZ recebe perdão presidencial de Donald Trump, diz publicação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu o perdão presidencial ao fundador da Binance, Changpeng Zhao, conhecido como CZ, nesta quinta-feira (23). As informações são do The Wall Street Journal.
Zhao renunciou ao cargo de CEO da Binance em 2023 como parte de um acordo judicial que o levou à prisão por quatro meses em 2024. O magnata se declarou culpado por violar as leis norte-americanas contra lavagem de dinheiro na maior corretora de criptomoedas (exchange) em volume negociado do mundo.
“O presidente Trump exerceu sua autoridade constitucional ao conceder perdão ao sr. Zhao, que foi processado pela administração Biden em sua guerra contra as criptomoedas”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Levitt, ao portal Decrypt.
“Na ânsia de punir a indústria das criptomoedas, a administração Biden perseguiu o sr. Zhao mesmo sem alegações de fraude ou vítimas identificáveis”.
“A administração Biden tentou prender o sr. Zhao por três anos — uma pena tão fora das diretrizes que até o juiz afirmou nunca ter visto algo assim em seus 30 anos de carreira”, continuou ela. “Essas ações da administração Biden prejudicaram seriamente a reputação dos Estados Unidos como líder global em tecnologia e inovação. A guerra contra as criptomoedas acabou”.
Histórico da Binance e CZ
CZ trabalhou em empresas como Blockchain.info e OKCoin antes de fundar a Binance em 2017, que rapidamente se tornou a maior exchange de criptomoedas do mundo.
No entanto, em 2023, CZ e a Binance enfrentaram uma série de acusações regulatórias nos EUA, incluindo lavagem de dinheiro, investigadas pelo Departamento de Justiça (DoJ) norte-americano.
- SAIBA MAIS: Quer receber análises confiáveis sobre o universo cripto? Cadastre-se para receber a newsletter gratuita do Crypto Times
Em novembro daquele ano, o então CEO da Binance se declarou culpado por violação da Lei de Sigilo Bancário (Bank Secrecy Act), relacionada à prevenção inadequada de lavagem de dinheiro. Como parte do acordo, a Binance pagou uma multa de US$ 4,3 bilhões, e CZ renunciou ao cargo de CEO.
Em abril de 2024, CZ foi condenado a uma pena de quatro meses de prisão federal, que cumpriu até setembro do mesmo ano.