Ex-Fiat Brasil, Antonio Filosa é anunciado como novo CEO Global da Stellantis

A Stellantis anunciou nesta quarta-feira a nomeação do italiano Antonio Filosa como novo CEO Global, cargo que estava vago desde dezembro do ano passado com a demissão de Carlos Tavares. Filosa era o chefe das operações do grupo nas Américas e assume a nova função em 23 de junho.
“O conselho escolheu Antonio Filosa para o cargo de CEO com base em seu histórico comprovado de sucesso prático ao longo de mais de 25 anos na indústria automotiva”, afirmou a Stellantis em comunicado. A empresa é dona das marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Peugeot e Citroën, entre outras.
“A profunda compreensão que Antonio tem da nossa empresa — incluindo as pessoas, que ele considera nossa principal força — e da nossa indústria o capacita perfeitamente para o cargo de CEO nesta próxima e crucial fase do desenvolvimento da Stellantis”, disse o presidente do conselho executivo da Stellantis, John Elkann.
“Trabalhei de perto com Antonio nos últimos seis meses, período em que suas responsabilidades aumentaram, e sua liderança forte e eficaz, abrangendo tanto a América do Norte quanto a América do Sul, em um momento de desafios sem precedentes, confirmou as excelentes qualidades que ele traz para o cargo”, acrescentou Elkann.
“Brasileiro”
E esse “sucesso” de Filosa está diretamente ligado com o Brasil, onde começou como gerente de compras da Fiat em Betim, Minas Gerais, em 2005, e nunca mais perdeu o contato com a operação brasileira em diversos cargos. Ele começou como trainee na sede da Fiat, em Turim, em 1999.
Com 51 anos, Filosa nasceu em Nápoles e formou-se em engenharia pelo Politécnico de Milão, tendo ainda um MBA executivo em administração de empresas pela Fundação Dom Cabral. Apesar de ter toda sua vida ligada a gigante italiana, ele passou pouco tempo trabalhando em seu país natal, o que lhe confere o perfil global que o conselho da Stellantis buscava para lidar com os desafios da multinacional. Ele é casado com uma arquiteta brasileira e tem dois filhos.
Como novo CEO Global, Filosa terá como principal missão enfrentar o desafio de reverter os resultados negativos da empresa, especialmente no crucial mercado norte-americano, após um tombo de 70% no lucro líquido e um consumo de caixa de US$ 6,75 bilhões em 2024.
Ele também terá a tarefa de racionalizar o extenso portfólio de 14 marcas da Stellantis — analistas e especialistas acreditam que a empresa deveria encerrar ou vender algumas delas — além de concluir um processo de reconstrução das relações tensas com concessionárias, sindicatos e governos.
Sua experiência recente como chefe da operação norte-americana também pode ser um trunfo diante da administração do presidente Donald Trump e de suas políticas tarifárias.
Sucessão conturbada
A saída de Carlos Tavares em dezembro foi conturbada e ocorreu após fortes quedas nos lucros e nas vendas, que levantaram dúvidas sobre sua gestão. Desde então, a montadora vinha sendo liderada interinamente por seu presidente do conselho, John Elkann, herdeiro da família Agnelli, fundadora da Fiat, um dos maiores acionistas individuais da Stellantis por meio da holding familiar Exor.
As ações da Stellantis listadas em Milão, que chegaram a ultrapassar 27 euros no início de 2024, perderam mais de dois terços do valor nos 12 meses seguintes.
A Stellantis foi criada no início de 2021 com a fusão entre Fiat Chrysler e PSA, dona da Peugeot, tendo Carlos Tavares, então CEO da PSA, como seu primeiro executivo-chefe.