Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ex-presidente do BC Ilan Goldfajn é nomeado diretor para Hemisfério Ocidental do FMI

13/09/2021 - 12:26
Ilan Goldfajn
Ilan assumirá a chefia do departamento do FMI a cargo das relações com países membros nas Américas em 3 de janeiro de 2022 (Imagem: . REUTERS/Ueslei Marcelino)

O ex-presidente do Banco Central e atual presidente do conselho do Credit Suisse no Brasil, Ilan Goldfajn, foi nomeado diretor para o Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional, de acordo com comunicado divulgado pelo FMI nesta segunda-feira.

“A economia mundial vive um momento muito desafiador, agravado pela pandemia da Covid-19, e a oportunidade de colaborar a partir dessa posição no FMI me deixa entusiasmado”, disse Ilan segundo comunicado separado do Credit Suisse.

A indicação de Ilan para assumir o lugar de Alejandro Werner, que já havia anunciado sua saída, foi feita pela diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva.

Ilan assumirá a chefia do departamento do FMI a cargo das relações com países membros nas Américas em 3 de janeiro de 2022.

“Estou muito feliz que Ilan fará parte do nosso time. Ele tem uma experiência notável nos setores público e privado e é altamente respeitado como acadêmico”, disse Georgieva no comunicado do FMI.

“Seu histórico como autoridade monetária e comunicador, além do seu profundo conhecimento como executivo de finanças internacionais e sua familiaridade com o trabalho do Fundo serão de valor inestimável para ajudar nos países membros na região”, afirmou ela.

Kristalina Georgieva
“Estou muito feliz que Ilan fará parte do nosso time. Ele tem uma experiência notável nos setores público e privado e é altamente respeitado como acadêmico”, disse Georgieva no comunicado do FMI (Imagem: REUTERS/Mike Theiler)

Ilan foi presidente do BC de 2016 a 2019, no governo do ex-presidente Michel Temer. No setor privado, foi economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco, sócio da Ciano Investimentos e sócio e economista da Gávea Investimentos.

Ele também trabalhou como assessor de várias organizações financeiras globais, incluindo Banco Mundial, Nações Unidas e FMI.

Para o lugar de Ilan no Credit Suisse, o banco anunciou Ana Paula Pessoa. Ela faz parte do Conselho de Administração do Credit Suisse Group AG e do Credit Suisse AG, desde 2018.

Também é presidente do Conselho do Credit Suisse Bank (Europe) S.A., cargo que deixará para assumir o presidência do Conselho do Credit Suisse Brasil.

(Atualizada às 14:10)

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 13/09/2021 - 14:11

Cotações Crypto
Pela Web