BusinessTimes

Ex-traders da tesouraria do Santander criam gestora Greenbay

14 set 2020, 16:57 - atualizado em 14 set 2020, 16:57
Mercados Trader
A equipe da Greenbay conta com Alexandre Sumariva e Bruno Santos, ex-colegas de Brotto na tesouraria do Santander, que serão responsáveis pelos livros de “cross asset“ (Imagem: Unsplash/@adamaszczos)

A mesa de tesouraria proprietária do Banco Santander Brasil moldou uma geração de traders que agora comandam algumas das principais gestoras de recursos do país. Gustavo Brotto é o mais novo executivo a se juntar a esse grupo.

Brotto, que era o chefe da mesa proprietária desde 2019 e deixou o banco em junho, está criando a gestora Greenbay Investimentos. O plano é lançar o primeiro produto, um fundo multimercado com foco em Brasil, entre o fim do ano e o começo de 2021, disse Brotto, em entrevista.

A equipe da Greenbay conta com Alexandre Sumariva e Bruno Santos, ex-colegas de Brotto na tesouraria do Santander, que serão responsáveis pelos livros de “cross asset“ — que explora correlações entre ativos distintos — e de juros, respectivamente.

Lika Takahashi, que passou 13 anos na Fator Corretora e é ex-estrategista da Garín Investimentos, será chefe de análise de ações, enquanto Priscila Kubo será diretora operacional. Pedro Meirelles assume a área comercial e Sergio Kondo ficará responsável pelo middle office.

“Vamos começar com um time de 10 pessoas, em um modelo de partnership. Será muito similar ao que fazíamos na mesa proprietária do Santander, que era basicamente um hedge fund dentro da tesouraria do banco”, disse Brotto.

No Santander, Brotto passou a maior parte de sua carreira trabalhando sob o comando de Roberto Campos Neto, que foi responsável pela tesouraria do banco até o fim de 2018, quando deixou o cargo para assumir o Banco Central.

Outros executivos-chave também deixaram a tesouraria do Santander nos últimos anos. Em 2018, Felipe Guerra, Gustavo Pessoa e Pedro Jobim saíram para montar a gestora Legacy Capital, que tem cerca de R$ 15,5 bilhões sob gestão, de acordo com dados da Anbima. Cerca de um ano depois, Fabricio Taschetto se juntou a um grupo que saiu do banco para criar a Ace Capital.

No primeiro semestre deste ano, o Santander anunciou a unificação das mesas de tesouraria proprietária e para clientes que mantém no país, o que levou a uma nova saída de traders.

A Greenbay terá uma capacidade inicial para gerir até cerca de R$ 4 bilhões, disse Brotto, acrescentando que o escritório próximo à Av. Faria Lima, em São Paulo, acomoda cerca de 20 pessoas. O time tem se reunido virtualmente praticamente todos os dias –embora a pandemia tenha dificultado alguns encontros presenciais.

“Ainda não encontrei pessoalmente um dos sócios, mas a tecnologia tem nos ajudado muito durante esse processo de abertura”, disse. “Não poderia haver condições melhores para lançar uma gestora, especialmente em meio ao cenário de juro baixo.”

bloomberg@moneytimes.com.br