Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Exclusivo: Petrobras despenca e Vale se firma entre as favoritas de 26 analistas para janeiro

10/01/2020 - 21:00
Petrobras
Sem euforia: Petrobras não é mais a queridinha do mercado (Imagem: Valter Silveira/Money Times)

Depois de passar todo o último trimestre de 2019 numa folgada liderança, a Petrobras (PETR3; PETR4) despencou na preferência do mercado. Segundo levantamento de Money Times com as carteiras recomendadas de ações de 26 instituições para janeiro, a estatal é indicada por apenas 8. Em dezembro, ela foi citada por 15.

É verdade que ela ainda está no topo das indicações, mas com duas ressalva. Primeiro, agora a Petrobras divide a liderança com a Vale (VALE3). Segundo, a distância para os vice-líderes encurtou notavelmente.

De certo modo, a retirada dos papéis da maioria das carteiras deve-se à sensação de que elas já renderam o que podiam neste momento. Ao excluir a estatal da carteira de janeiro, o Itaú, por exemplo, afirmou que “as ações negociam próximo da máxima de 2009. Continuamos otimistas com a tese de investimentos para o ano, porém dada a recente alta, preferimos realizar os lucros de curto prazo. ”

Vai time!

Entre as casas que ainda recomendam a empresa, está a Elite Investimentos. Para a gestora, “o novo management da Petrobras tem demonstrado alta eficácia e comprometimento na gestão e na estratégia da petrolífera brasileira.”

A Elite lembra que, desde o ano passado, a Petrobras está vendendo ativos não estratégicos para se concentrar em sua principal atividade, a exploração e produção de óleo e gás. “Apesar de não haver grandes triggers no curto prazo, continuamos otimistas com o novo posicionamento e gestão da Petrobras para o 2020”, afirma a gestora.

Jogando parado

Já a ascensão da Vale ao primeiro lugar não ocorreu, necessariamente, por seus próprios méritos. O número de recomendações foi, inclusive, ligeiramente menor que as nove obtidas em dezembro.

O BB Investimentos está entre os que recomendam a companhia. Sua tese é de que a Vale não executará grandes projetos e seu nível de endividamento “já é confortável.” Em relatório aos clientes, o BB afirma: “vemos a geração de caixa da Vale mais forte ano a ano, permitindo maior remuneração aos acionistas.”

CVC
Em destaque: CVC surge no radar do mercado em janeiro (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Em segundo lugar, estão empatados a B3 (B3SA3), CVC (CVCB3), e o Pão de Açúcar (PCAR4). Já a Rumo (RAIL3), que havia disparado em dezembro, a ponto de alcançar a vice-liderança com dez citações, também perdeu grande parte do apoio. Restaram-lhe apenas três indicações.

O levantamento das ações mais indicadas para janeiro baseou-se em 26 relatórios de bancos, gestoras, corretoras e casas independentes de análise. No total, 90 empresas foram citadas pelo menos uma vez. O total de recomendações foi de 194.

Participaram, as seguintes instituições: Ágora, Ativa, BB Investimentos, Banrisul, Benndorf, BTG Pactual, Capital Research, Eleven, Elite, Empiricus, Genial, Guide, Inversa, Itaú Unibanco, Mirae, MyCap, Necton, Nova Futura, Planner, Safra, Santander, Terra, Socopa, Suno, ToroeXP Investimentos.

Veja, a seguir, todas as 90 empresas recomendadas neste mês.

Empresa Indicações
Petrobras 8
Vale 8
B3 7
CVC 7
Pão de Açúcar 7
Banco do Brasil 6
Magazine Luiza 6
Iguatemi 5
Lojas Renner 5
Randon 5
Suzano 5
Itaú Unibanco 4
JBS 4
Gerdau 4
Azul 3
Bradesco 3
Cyrela 3
IRB 3
Localiza 3
Rumo 3
Alupar 2
BTG Pactual 2
Cogna 2
Copasa 2
Cosan 2
CPFL 2
CSN 2
Energias do Brasil 2
Eztec 2
Hapvida 2
Iochpe 2
Itaúsa 2
JSL 2
Klabin 2
Metalúrgica Gerdau 2
Movida 2
Natura 2
Petrorio 2
Sabesp 2
Taesa 2
Transmissão Paulista 2
Via Varejo 2
Yduqs 2
Weg 2
Trisul 2
ABC Brasil 1
Alliar 1
Alpargatas 1
Banco Pan 1
Banrisul 1
BR Malls 1
Bradespar 1
Cemig 1
Centauro 1
Cesp 1
Coelce 1
Copel 1
Cosan Logística 1
Direcional Engenharia 1
Ecorodovias 1
Embraer 1
Enauta 1
Engie 1
Equatorial 1
Even 1
Ferbasa 1
Grazziotin 1
Hering 1
Inter 1
Jereissati 1
Lojas Americanas 1
M Dias Branco 1
Marfrig 1
Minerva 1
MRV 1
neoenergia 1
Notre Dame 1
Porto Seguro 1
Rio Paranapanema Energia 1
Santos Brasil 1
Ser Educacional 1
Sinqia 1
Sul America 1
Tegma 1
Tenda 1
Tim 1
Totvs 1
Tupy 1
Ultrapar 1
Unidas 1

Última atualização por Gustavo Kahil - 11/01/2020 - 0:01