Inteligência Artificial

Existência de bolha da IA divide opiniões após bilhões em investimentos

16 out 2025, 14:40 - atualizado em 16 out 2025, 14:45
Bolha da IA (Montagem: Money Times/ Imagem: Canva/ Alexas_Fotos Pixabay)
Investimentos multibilionários em IA estão levantando preocupações sobre a formação de uma bolha (Montagem: Money Times/ Imagem: Canva/ Alexas_Fotos Pixabay)

Investimentos multibilionários em inteligência artificial estão levantando preocupações sobre a formação de uma bolha que lembra a que estourou no auge das empresas pontocom nos anos 2000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investidores estão atentos a sinais de que a demanda pela tecnologia possa estar diminuindo ou que os investimentos maciços não estejam se pagando como o esperado.

Uma pesquisa mensal do BofA Global Research com gestores de fundos revelou que 54% dos investidores disseram que acham que as ações de empresas de IA atravessam uma bolha, em comparação com 38% que não acreditam que exista uma.

Veja a seguir opiniões de executivos do setor, economistas e analistas sobre o assunto:

Banco da Inglaterra

Os mercados globais podem cair se o humor dos investidores se deteriorar com as perspectivas da inteligência artificial, disse o banco central da Inglaterra em 8 de outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O risco de uma correção acentuada do mercado aumentou”, disse o Comitê de Política Financeira do BoE em uma atualização trimestral, em seu alerta mais incisivo até o momento sobre os perigos de uma queda do mercado financeiro desencadeada pela IA.

A autoridade monetária acrescentou que o risco de repercussões para o sistema financeiro do Reino Unido a partir de tal choque é “material”.

  • CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

Bryan Yeo, diretor de investimentos privados do GIC

“Há um pouco de uma bolha de propaganda acontecendo no espaço de empreendimentos em estágio inicial”, disse Yeo, do fundo soberano de Cingapura, durante um painel de discussão no Milken Institute Asia Summit 2025, em 3 de outubro.

“Qualquer empresa iniciante com um rótulo de IA será avaliada com múltiplos enormes independente de quão pequena seja a receita. Isso pode ser justo para algumas empresas e provavelmente não para outras.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon

“Quando as pessoas ficam muito entusiasmadas, como estão hoje, com a inteligência artificial, por exemplo, todo experimento é financiado. E os investidores têm dificuldade em distinguir, em meio a esse entusiasmo, entre as boas e as más ideias”, disse Bezos durante evento de tecnologia na Itália em 3 de outubro.

“Uma bolha como uma bolha bancária, uma crise no sistema bancário, isso é simplesmente ruim. As que são industriais não são tão ruins, podem até ser boas, porque quando a poeira assenta e você vê quem são os vencedores, a sociedade se beneficia dessas invenções.”

Joseph Briggs, economista do Global Economics Research, do Goldman Sachs

A enxurrada de investimentos multibilionários que está sendo despejada na infraestrutura de inteligência artificial dos EUA é sustentável, o que faz recuar as crescentes preocupações de que a onda de gastos do setor possa estar superaquecendo, disse Briggs em relatório nesta quinta-feira (16).

Embora o argumento macroeconômico geral para o investimento em IA permaneça forte, ele advertiu que “os vencedores finais da IA permanecem menos claros”, com a rápida mudança tecnológica e os baixos custos de mudança potencialmente limitando as vantagens de quem chega primeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Morten Wierod, presidente-executivo da ABB

“Não acho que haja uma bolha, mas vemos algumas restrições em termos de capacidade de construção que não está acompanhando todos os novos investimentos”, disse Wierod à Reuters nesta quarta-feira (15).

“Estamos falando de trilhões em investimentos”, disse ele, acrescentando: “Isso levará alguns anos para ser implementado porque não há pessoas e recursos suficientes para construir tudo isso.”

Pierre-Olivier Gourinchas, economista-chefe do FMI

O boom de investimentos em inteligência artificial nos EUA pode ser seguido por um colapso no estilo pontocom, mas é menos provável que seja um evento sistêmico que destrua a economia dos EUA ou global, disse Gourinchas em 14 de outubro.

“Isso não é financiado por dívidas, o que significa que, se houver uma correção do mercado, alguns acionistas, alguns detentores de ações, poderão sair perdendo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI

“Estamos em uma fase em que os investidores como um todo estão superexcitados com a IA? Minha resposta é sim”, disse Altman ao site de tecnologia The Verge em agosto.

“Alguém vai perder uma quantia fenomenal de dinheiro. Não sabemos quem, e muitas pessoas vão ganhar uma quantia fenomenal de dinheiro.”

UBS

Quase o mesmo número de investidores que acham que estamos em uma bolha de IA também está mantendo seus investimentos no setor, disseram estrategistas de ações do UBS em 14 de outubro.

“A maioria acha que estamos em uma bolha de IA, mas isso está longe de ser o ápice de um pico de bolha e, portanto, cerca de 90% das pessoas que disseram que estamos em uma bolha disseram que ainda estão investidas em muitas das áreas relacionadas à IA.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar