Economia

Expansão de games esconde desafio de lançar jogos em isolamento

26 mar 2020, 17:09 - atualizado em 26 mar 2020, 17:09
Assim como em outros setores, o Covid-19 varreu o calendário de 2020 com o adiamento de eventos (Imagem: Unsplash/@rxspawn)

O setor de jogos experimenta uma expansão sem precedentes, mas, nos bastidores, a pandemia de coronavírus atinge o mercado de US$ 150 bilhões de maneiras sutis, mas significativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como com o atraso do desenvolvimento de jogos, espremendo estúdios menores e interrompendo o fluxo de novos games para 2021.

Assim como em outros setores, o Covid-19 varreu o calendário de 2020 com o adiamento de eventos como a Game Developers Conference (GDC) deste mês e o maior de todos, a feira E3, em meados do ano.

A série de cancelamentos é especialmente difícil para um negócio que, como a indústria cinematográfica, conta com eventos anuais chamativos para lançar títulos de destaque, conectar editoras e desenvolvedores e elevar o perfil de estúdios independentes que desejam se tornar a próxima Rockstar Games.

Ações de algumas desenvolvedoras de jogos como Nintendo eram negociadas em alta na última semana passada, juntamente com o forte aumento da atividade de jogos devido aos bloqueios impostos por governos no mundo todo. Mas David Amador, que comanda a Upfall Studios, nos arredores de Lisboa, tem uma perspectiva diferente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Apesar dos canais de tecnologia e comunicação à nossa disposição, nada supera a reunião presencial”, disse Amador. “É um mercado cada vez mais desafiador e poder conversar com os clientes em um ambiente casual e tê-los jogando nossos games ajuda muito.”

“Para editores de menor porte ou indies, como eu, uma conversa casual pode levar a grandes coisas”, disse Iain Garner, à frente da Another Indie, uma editora de jogos que emprega 12 pessoas em Taipei e na cidade chinesa de Xiamen.

Como Amador, Garner conseguiu uma licença de desenvolvimento muito procurada depois de conhecer a pessoa certa na GDC, e o jogo de ação de seu estúdio, Sinner, conseguiu ser incluído no serviço Xbox Game Pass da Microsoft depois de exibi-lo em um estande lotado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele agora planeja usar o orçamento originalmente planejado para feiras em anúncios e trailers on-line. “Não tenho a preocupação de que vamos fechar por causa disso, mas tenho certeza de que sofreremos um impacto no geral”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar