Exportações de trigo da Rússia via Mar Negro estão estáveis, preço em rublo sobe

28/03/2022 - 16:14
Trigo
No mercado russo, os preços do trigo em rublos continuaram a subir para refletir a desvalorização recente da moeda russa em relação ao dólar (Imagem: REUTERS/Rod Nickel)

A Rússia manteve estáveis as exportações de trigo por meio de seus portos do Mar Negro na semana passada, à medida que as rotas do Mar de Azov permanecem restritas, disseram analistas nesta segunda-feira, enquanto os preços do grão no mercado russo continuaram subindo devido ao recente enfraquecimento do rublo.

As sanções ocidentais impostas à Rússia pelo que Moscou chama de “uma operação militar especial” na Ucrânia complicaram a logística comercial e as transações em bancos estrangeiros para muitas empresas russas nas últimas quatro semanas.

“O fluxo de exportação continua com uma combinação de contratos antigos e recém-assinados”, disse Dmitry Rylko, chefe da consultoria agrícola IKAR.

A IKAR e a Sovecon, outra consultoria, disseram que os preços do trigo com 12,5% de teor de proteína dos portos do Mar Negro estavam sendo avaliados em cerca de 390 dólares por tonelada livre a bordo (FOB).

A Sovecon disse que a Rússia exportou 400.000 toneladas de grãos na semana passada, em comparação com 520.000 toneladas na semana anterior.

No mercado russo, os preços do trigo em rublos continuaram a subir para refletir a desvalorização recente da moeda russa em relação ao dólar, disse a Sovecon.

Última atualização por André Luiz - 28/03/2022 - 16:14

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto