BusinessTimes

Fabricantes chinesas de smartphones reduzem mercado de Samsung e Apple na Rússia

09 jun 2022, 14:36 - atualizado em 09 jun 2022, 14:36
Celular Smartphone
A Apple e a Samsung interromperam as vendas de novos produtos na Rússia, após Moscou invadir a Ucrânia em fevereiro  (Imagem: Unsplash/jonah_jpg)

A participação chinesa no mercado russo de smartphones saltou em maio, após fabricantes como Apple (AAPL) e Samsung interromperem vendas na Rússia, em meio a sanções ocidentais.

As chinesas Xiaomi, Realme e Honor responderam por 42% das vendas de smartphones da Rússia em maio, segundo dados da rede móvel MTS, acima dos 28% no mesmo mês do ano passado.

A sul-coreana Samsung perdeu a liderança de mercado, com 14% dos aparelhos vendidos contra 28% no ano passado, e a participação da Apple caiu de 12% para 9%.

As vendas gerais de smartphones caíram 26% em relação ao ano anterior, disse a MTS, já que as sanções e as interrupções na cadeia de fornecimento atingiram severamente a economia russa.

A Apple e a Samsung interromperam as vendas de novos produtos na Rússia, após Moscou invadir a Ucrânia em fevereiro, mas os varejistas conseguiram usar os estoques.

O Kremlin permitiu que empresas russas enviem alguns produtos, incluindo smartphones, sem permissão dos proprietários intelectuais em um esquema chamado de “importações paralelas”.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.