AgroTimes

Falta de insumo ameaça soja apesar de Bolsonaro anunciar navios

27 abr 2022, 12:47 - atualizado em 27 abr 2022, 12:47
Fertilizantes
O tempo está se esgotando para obter as quantidades necessárias para plantar a gigantesca safra do país em setembro (Imagem: Reuters/Pascal Rossignol)

A maior safra de soja do mundo sofre a ameaça de falta de fertilizante. Novos dados mostram que embarques de insumos russos vitais para o Brasil estão em queda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O número de novas cargas da Rússia para o Brasil cai apesar de o presidente Jair Bolsonaro anunciar na terça-feira que mais de duas dúzias de navios russos estão a caminho. Sanções e interrupções logísticas devido à guerra na Ucrânia causam o declínio.

Os embarques são críticos para o mundo porque a soja brasileira é usada em tudo, desde óleo de cozinha a ração animal, e um déficit de fertilizantes pode resultar em suprimentos menores.

O tempo está se esgotando para obter as quantidades necessárias para plantar a gigantesca safra do país em setembro. O aumento dos preços da soja pode repercutir em todas as cadeias mundiais de abastecimento de alimentos e exacerbar a inflação.

O Brasil está tão desesperado por fertilizantes que esse é um fator chave na postura neutra de Bolsonaro em relação à guerra de Vladimir Putin contra a Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Adotamos uma posição de equilíbrio nessa questão conflituosa, não sobrevivemos sem fertilizantes”, disse Bolsonaro na terça-feira durante evento em Brasília.

Dados compilados pela Green Markets da Bloomberg mostram que os embarques estão em forte queda.

A programação de navios dos portos brasileiros mostra que os novos volumes de fertilizante russo caíram 58% nas últimas quatro semanas em comparação com o período anterior.

Tanto a Rússia quanto a Bielorrússia, que respondem por quase um terço das importações de fertilizantes do Brasil, estão sob sanções de nações ocidentais. Nenhum embarque da Bielorrússia foi adicionado à programação de portos desde o final de fevereiro, segundo Marina Cavalcante, analista da Green Markets.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As quedas “podem representar um risco para o fornecimento de fertilizantes no segundo semestre do ano”, disse Cavalcante em entrevista.

O Brasil importa mais de 85% do fertilizante que consome.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar