Economia

Faltam investimentos públicos e privados em inovação, dizem especialistas

16 out 2019, 18:18 - atualizado em 16 out 2019, 18:18
Irecê Kauss
Irecê Kauss acrescenta que tanto o setor público quanto a iniciativa privada colocam poucos recursos em ciência e tecnologia (Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Representantes de instituições financeiras explicaram, nesta quarta-feira (16), em audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, como se dá o financiamento o setor de pesquisas em inovação.

Desde bancos de desenvolvimento regional, como o Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia, até instituições como o Banco do Brasil (BBAS3), a Caixa Econômica e o BNDES, todos têm linhas de crédito específicas para o setor. Beneficiam agricultura, indústria, comércio e serviços, empreendimentos de grande e pequeno porte, na maioria das vezes para a compra de máquinas e equipamentos mais modernos.

Segundo a chefe do Departamento de Produtos e Inovação do do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Irecê Kauss, o Brasil está em 66º lugar no Índice Global de Inovação, um ranking anual que mede a capacidade dos países em inovar.

O Banco do Nordeste, por exemplo, usa recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que recebe 1,8% da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda. Como o dinheiro é garantido pela Constituição, não há contingenciamento. O banco investe, por exemplo, em hubs de inovação, centrais que já existem em Fortaleza e Salvador e que abrigam as chamadas startups, pequenas empresas focadas em inovação. O presidente da instituição, Romildo Rolim, desmistifica a ideia de que se trata de algo grandioso e complicado.

“São processos produtivos às vezes mais simples, mas que dão melhor produtividade e que fazem com que aquele crédito seja sustentável e que o cliente venda melhor, venda mais, consolide o seu produto, a sua cadeia de produção e de venda, e que aquela cadeia produtiva se consolide dentro de um nicho de mercado específico”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundo perdido

Os representantes dos bancos públicos reclamaram que faltam mais linhas de crédito a fundo perdido, aquelas em que o tomador do empréstimo não tem uma contrapartida imediata. Isso porque investimentos em inovação demandam recursos altos e têm um grande risco econômico. Irecê Kauss acrescenta que tanto o setor público quanto a iniciativa privada colocam poucos recursos em ciência e tecnologia.

“Investimos pouco, o governo investe mais do que as empresas privadas, então precisamos investir mais mas as empresas privadas também precisam. Daí o papel do financiamento à inovação e dos bancos públicos, de empurrarem essa fronteira de “apetite ao risco” dos investimentos privados.”

Planejamento e direcionamento

Presente à audiência pública, a deputada Luiza Erundina (Psol-SP) cobrou do governo um Plano Nacional de Desenvolvimento, para nortear os investimentos em inovação. Já o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) sugeriu que se aproveitasse a rede formada por universidades federais, estaduais e institutos federais de educação para direcionar esses investimentos.

“Deveríamos criar um ambiente para que cada um desses campi universitários que já estão na grande maioria das cidades brasileiras atuassem localmente a partir da realidade local, a partir das condições das economias locais, das condições do turismo local”, apontou Lippi.

agencia.camara@moneytimes.com.br