Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Farsa declarada? Paper de Chicago estima que economia da China é 12% inferior

07/03/2019 - 8:47

A economia chinesa é 12% inferior do que as estatísticas oficiais apontam, e o crescimento real está superestimado em cerca de 2 pontos percentuais em cada ano, de acordo com pesquisa de acadêmicos das Universidades de Chicago e Hong Kong.

O paper da Brookings Institution, think-tank de Washington, pondera que os governos locais são premiados se conseguem atingir os objetivos de investimento e crescimento propostos pelo PCC (Partido Comunista da China), provocando possível viés de inclinação a reportarem estatistificas melhores do que às reais.

Apenas para investidores: melhores small caps reveladas

Os acadêmicos também alertam para a desaceleração corrente, afirmando que pode ser mais acentuada do que a relatada pelo governo. O PIB da China cresceu no ritmo mais lento desde 1990 no último ano, ao mostrar expansão de 6,6%.

A análise dos acadêmicos compreende o período de 2008 a 2016, porém se o PIB de 2018 tiver com o mesmo viés de estimativa para cima do que o de 2016, calcula-se – de acordo com o Financial Times – que o nível de produto seja US$ 1,6 trilhão menor.

Acompanhe o Money Times no Instagram!

“Nós também utilizamos diversos indicadores econômicos locais que possuem propensão inferior à manipulação pelos governos locais para estimar o PIB local e o agregado”, afirmam os acadêmicos.

Em relação aos números oficiais, o paper estima que o crescimento do PIB entre 2008 e 2016 foi 1,7 ponto percentual menor, acompanhado de taxa de investimento e de poupança nada menos que 7 pontos percentuais inferiores.

Confira abaixo o paper da Brookings Institution:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Leia mais sobre: China, Internacional, Mercados

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 07/03/2019 - 8:51