Giro do Mercado

Fed deve pausar ciclo de cortes de juros após reunião da próxima semana, diz analista da Empiricus

13 dez 2024, 17:32 - atualizado em 13 dez 2024, 17:32
pce inflação eua estados unidos
(Imagem: Canva Pro)

O evento mais esperado pelo mercado na próxima semana é a reunião do Federal Reserve (FED) para definir a taxa de juros nos Estados Unidos, marcada para os dias 17 e 18 de dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, o corte deve ser de 0,25 ponto percentual, e a partir de janeiro, a autoridade monetária norte-americana deve fazer uma pausa para observar o início do governo Trump.

Além do início de um novo governo, Spiess avalia que ainda é necessário um cuidado com a inflação nos EUA. Especialmente quando se observa o avanço de preços no setor de serviços, mais difícil de controlar.

Caso se confirme o corte de 0,25 ponto percentual na taxa Fed Funds, ela caíria para o intervalo entre 4,25% e 4,50% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • LEIA TAMBÉM: Enquanto pacote fiscal decepciona no Brasil, EUA pode usar Bitcoin para frear inflação; entenda

Spiess ressalta que o Fed deve adotar uma postura mais cautelosa a partir de janeiro, aguardando o início do governo Trump e os efeitos de suas medidas econômicas. “O Fed deve fazer uma pausa após esse corte esperado para a próxima semana”.

Ele afirma que isso traz uma dificuldade maior para os ativos brasileiros, já que a diferença entre os juros locais e os praticados nos Estados Unidos será menor que a esperada.

O analista da Empiricus lembra que a economia dos EUA voltou a apresentar sinais de aceleração, o que também justifica essa pausa no corte de juros pelo Fed.

“No mercado de ações norte-americano, acredito que 2025 ainda será um ano positivo. Talvez, no primeiro momento, com o bom desempenho ainda concentrado em grandes nomes. Mas depois a tendência é que isso se espalhe por todo o mercado lá”, disse Spiess.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar