Internacional

Fed mantém juros entre 5,25% e 5,50%, com história ainda sem um ponto final

31 jan 2024, 16:02 - atualizado em 31 jan 2024, 16:02
federal reserve permanece com dados janeiro fed juros
Fed: Taxas de juros dos EUA permanecem entre 5,25% e 5,50% (Imagem: REUTERS/ Sarah Silbiger)

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) optou por continuar com os mesmos números na taxa de juros do Federal Reserve (Fed), nesta quarta-feira (31). A taxa segue no intervalo entre 5,25% e 5,50%, na primeira reunião de 2024.

De acordo com o CME FedWatch Tool, que analisa as probabilidades de cortes dos juros dos Estados Unidos (EUA), a previsão para janeiro era de uma probabilidade de 97,9% para que as taxas permanecessem inalteradas.

Para maio, as apostas estão altas. A ferramenta mostra uma chance de cortes nas taxas de juros de 96,3%.

  • As melhores e as piores ações de janeiro: Analistas comentam o que motivou o desempenho positivo (ou negativo) dos papéis, e ainda revelam suas recomendações para fevereiro. Confira no Giro do Mercado clicando abaixo:

O que falta para o Fed?

O banco central americano espera que a inflação chegue a uma taxa de 2% ao ano para realizar os cortes. Atualmente, ela está em 2,6%.

Para David Kohl, economista-chefe do banco suíço Julius Baer, a previsão é de uma trajetória cautelosa de cortes nas taxas, o contrário da previsão dos mercados.

Os dados de um Produto Interno Bruto (PIB) fortes no quarto trimestre de 2023 levantam a tese de “pouso suave” da economia dos EUA. Também, o relatório de empregos JOLTs, com alta para 9,026 milhões de vagas, mostraram um mercado aquecido.

 

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.