CryptoTimes

Feliz 1º de Uptober: O que o mercado espera do ‘melhor mês do ano’ para o bitcoin (BTC)

01 out 2025, 9:59 - atualizado em 01 out 2025, 9:59
Bitcoin (BTC) em ritmo de touros para outubro (Imagem Gemini Pro)
Bitcoin (BTC) em ritmo de touros para outubro (Imagem Gemini Pro)

O bitcoin (BTC) encerrou setembro com uma alta de pouco mais de 5% — não sem antes dar um susto nos investidores e cair para patamares de preço próximos a US$ 108 mil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, os investidores chegam em outubro com otimismo no olhar. Isso porque o mês é conhecido como Uptober, quando a maior criptomoeda do mundo tende a ter um desempenho acima da média dos demais meses do ano. 

Alguns atribuem o movimento à chegada do fim do ano, quando o apetite por reverter as perdas das carteiras aumenta. Outros dizem que não passa de uma crendice do universo das criptomoedas devido a movimentos de alta que se repetiram, por mera coincidência, em outubro.

Seja como for, há um otimismo generalizado colocado no mercado. Especialistas comentaram as expectativas para o Uptober deste ano e o resultado você confere a seguir:

  • LEIA TAMBÉM: As recomendações das principais corretoras de criptomoedas estão em um e-book gratuito do Crypto Times; cadastre-se para receber

Uptober do bitcoin (BTC): Há motivo para otimismo?

Para Rony Szuster, head de research do Mercado Bitcoin (MB), a boa perspectiva se deve principalmente pelo processo de desalavancagem dos investidores que vem ocorrendo desde a última reunião do Fomc, o Copom norte-americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A sequência de liquidações vista no fim de setembro reduziu o excesso de posições compradas. “Esse movimento de ‘limpeza’ no mercado de futuros é bastante relevante, pois costuma anteceder ciclos de alta”, diz Szuster. 

Outro fator positivo e que chama a atenção do analista é o avanço das rodadas de captação das DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas, na tradução do inglês).

Isso porque essas organizações acumulam ativos digitais, reduzindo a liquidez geral do mercado, e seguem realizando compras consistentes. Esse fluxo tende a sustentar a demanda ao longo de outubro, reforçando a tendência de valorização.

Além disso, a perspectiva de novos cortes nos juros norte-americanos até o fim de 2025 também animam o mercado de ativos digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Regulação impulsiona criptomoedas

Já do ponto de vista regulatório, o analista Paulo Camargo, co-fundador da Underblock e embaixador da OKX, entende que a nova rodada de ETFs (fundos de índice negociados em bolsa) que estão para ser aprovados nos Estados Unidos deve injetar dinheiro novo no mercado. 

“A aprovação pela SEC de regras para facilitar o lançamento de ETFs de criptoativos nos EUA deve servir como combustível para renovar o ânimo do investidor institucional pelo segmento e aumenta as chances de vermos novos ETFs aprovados pelas novas regras neste mês. Os candidatos de maior destaque para ganhar ETFs no mês são Solana, Ripple e Litecoin, sendo Solana a nossa maior aposta”, diz Camargo. 

  • CONFIRA: Quer entender as estratégias das maiores empresas e gestoras do mercado? O Money Minds, do Money Times, mostra os bastidores; acesse aqui

Além do bitcoin (BTC): setores para ficar de olho

Quem faz suas apostas para além do bitcoin é a equipe de Taiamã Demaman, head de research da Coinext

“A seleção da Coinext para outubro prioriza blockchains de primeira camada (Layer 1), que formam a infraestrutura essencial de todo o ecossistema cripto. Esses protocolos funcionam como a base das redes descentralizadas, responsáveis pela geração de blocos, mecanismos de consenso e validação de transações, elementos que garantem segurança, descentralização e escalabilidade para o setor”, explica o relatório. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os setores estratégicos que os analistas recomendam ficar de olho são os segmentos de finanças descentralizadas (DeFi), certificados digitais (NFTs) e DAOs, além da “espinha dorsal” de projetos relacionados à Web 3.0. 

Por fim, vale lembrar que o mercado de criptomoedas é altamente volátil e que o investidor deve manter uma parcela responsável dos seus investimentos em ativos digitais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

É editor-assistente do Money Times, atua na cobertura de criptomoedas, criptoeconomia e tecnologia para o Crypto Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, graduando em Economia na Unifesp. Foi repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
renan.sousa@moneytimes.com.br
É editor-assistente do Money Times, atua na cobertura de criptomoedas, criptoeconomia e tecnologia para o Crypto Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, graduando em Economia na Unifesp. Foi repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.