Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Femme Economicus: A iniciativa mais incrível que você vai ver em 2019

08/03/2019 - 9:06
Economika

Por Elaine Fantini, jornalista – siga no Instagram

Quantas vezes você já se deparou com algo e pensou: isso realmente é incrível! Faz muito tempo? Então, prepare-se. Você está prestes a conhecer a iniciativa mais imapctante do mundo financeiro dos últimos tempos (na minha humilde opinião).

Apresento a você o Economika, projeto de educação financeira da Érika Belotto, que conta com perfis no Instagram, Facebook, Youtube, além de um site próprio.

Mas o que ele tem de tão especial?

Érika é surda de nascença. E todo seu conteúdo é passado em Libras. Você está diante da primeira iniciativa de educação financeira volta para a comunidade surda. Entendeu a grandeza e a importância desse projeto?

O Economika surgiu em 2017, depois que Érika e o marido (que não é surdo) perceberam que a relação com o dinheiro não andava nada saudável. Ela decidiu se aprofundar no assunto e (como acontece com a maioria das pessoas que dá o primeiro passo) se apaixonou pelo tema.

Assim como eu me apaixonei por investimentos e me engajei no trabalho de conscientizar mais mulheres a cuidarem do próprio dinheiro, Érika decidiu criar o projeto para compartilhar com outras pessoas surdas os benefícios da educação financeira.

Aqui vale a pena destacar algumas informações importantes.

Libras é realmente um outro idioma. Não é a tradução ipsis litteris do português para a linguagem de sinais. Inclusive, há alguns surdos que são alfabetizados somente em Libras e não lêem português. Se há termos do mercado financeiro difíceis de serem entendidos em português normal, imagine em Libras.

Já pensou explicar juros compostos, LCI ou derivativos em linguagem de sinais?

De acordo com o último censo do IBGE (2010), há no Brasil 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, sendo que dois milhões possuem surdez severa. Pense no impacto positivo que o trabalho da Erika pode causar na vida dessas pessoas.

Toda quinta-feira, há um vídeo novo em seu canal no YouTube. Se falamos aqui em educação financeira, inclusão e melhora de vida a partir de uma relação mais saudável das pessoas com o dinheiro, não podemos ignorar uma iniciativa dessas. Fica aqui o convite para você conhecer, divulgar e incentivar o trabalho do Economika.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Leia mais sobre: Opinião, Startup

Última atualização por Gustavo Kahil - 08/03/2019 - 10:53