Ferrovias ucranianas limitam exportação de alguns alimentos básicos, diz consultoria

A companhia ferroviária estatal da Ucrânia restringiu temporariamente o transporte de alguns produtos agrícolas através das fronteiras com Polônia e Romênia, disse a consultoria APK-Inform neste sábado.
Não foram apresentadas as razões para as restrições. A Ucrânia, um grande produtor agrícola, exportava a maior parte de seus produtos através de portos marítimos, mas desde a invasão da Rússia foi forçada a fazer exportação de trem através de sua fronteira ocidental.
A consultoria disse que as restrições na circulação de mercadorias para a Polônia através Yahodyn foram impostas de 16 a 18 de abril.
Há também restrições sobre o transporte de cereais, oleaginosas, grãos e outros produtos alimentares de Izov para as cidades polonesas de Hrubeszew e Slawkov.
De 16 de abril até novo aviso, há restrições sobre a exportação de grãos e sementes para a Romênia através de Dyakovo e Vadul-Siret, disse a consultoria. A empresa ferroviária não comentou o assunto.
O ministro da agricultura do país, Mykola Solskyi, disse esta semana que a principal tarefa do ministério era encontrar formas alternativas de exportação de grãos da Ucrânia. O país tem milhões de toneladas de mercadorias disponíveis para exportação.
Antes da guerra, a Ucrânia exportava até 6 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas por mês. Em março, as exportações caíram para 200.000 toneladas.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!