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Festival de compras da China perde brilho e crescimento cai para um dígito

12 nov 2021, 12:51 - atualizado em 12 nov 2021, 12:51
Alibaba
O gigante do comércio eletrônico Alibaba disse nesta sexta-feira que suas vendas brutas (GMV) cresceram 8,5% durante o evento de 11 dias, a menor taxa desde que surgiu (Imagem: REUTERS/ Thomas Peter)

Após mais de uma década de crescimento explosivo, o “Dia dos Solteiros” da China, maior festival de compras online do mundo, está entrando num ciclo de menor crescimento, prejudicado pela economia mais lenta e maior escrutínio regulatório.

O gigante do comércio eletrônico Alibaba disse nesta sexta-feira que suas vendas brutas (GMV) cresceram 8,5% durante o evento de 11 dias, a menor taxa desde que surgiu.

O GMV cresceu pelo menos dois dígitos em todos os anos, desde que o Alibaba fundou o evento em 2009 e o transformou em festival de compras online global, superando a Cyber Monday nos Estados Unidos. Em 2020, estendeu o evento de um dia para 11.

“A magia do Duplo 11 está desaparecendo”, disse Sharry Wu, líder de transformação de negócios de consultoria na China da EY, referindo-se à data, originalmente um dia não oficial para comemorar o desapego romântico.

“As marcas precisam entender, depois de anos de prática, que o Dia dos Solteiros não é o impulsionador de vendas garantido.”

O evento é também um grande impulso nas vendas para empresas como Apple e L’Oreal, que venderam produtos no valor de mais de 100 milhões de yuans (15,7 milhões de dólares) cada durante os 11 dias do evento este ano.

No ano passado, os reguladores acusaram o Alibaba e seus rivais de comércio eletrônico de tratar mal os clientes, importunando-os com spams, restringindo injustamente suas escolhas e permitindo que os lojistas falsificassem descontos, punindo-os com multas em alguns casos.

Sob escrutínio regulatório, o Alibaba atenuou o marketing este ano, acabando com uma contagem contínua de transações de rastreamento que ocuparam o centro do palco nos anos anteriores e disse que estava focado na sustentabilidade.

Ainda assim, o Alibaba disse que um recorde de 290 mil marcas e 900 milhões de consumidores participaram este ano e 78 empresas viram seu GMV crescer mais de 10 vezes em comparação com o ano passado, para mais de 100 milhões de yuans.

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