Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

FGTS: Aplicativo e site da Caixa apresentam falhas com o início da consulta; saiba mais

Gabriela Mackert Occhipinti
08/04/2022 - 15:36
FGTS
Com início do saque extraordinário do FGTS, app e site da Caixa apresentam falhas (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Caixa disponibilizou, a partir desta sexta-feira (8), em seu site, uma área para consultar o saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O calendário do saque extraordinário do FGTS foi estabelecido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Os saques começam em 20 de abril, para nascidos em janeiro, e vão até 15 de junho, para nascidos em dezembro, segundo a Agência Brasil.

O pagamento ocorrerá por meio do aplicativo Caixa Tem, usado para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas nos últimos anos. Qualquer pessoa que tiver conta vinculada do FGTS, ativa ou inativa, poderá sacar.

Outra opção, é baixar uma nova versão do aplicativo FGTS, disponível para download na App Store e na Play Store do Google. Ou por meio do site da Caixa.

Com esse início à consulta do saldo do Fundo para resgatar valores o acesso ao aplicativo e à página principal do site do banco estão instáveis.

Na plataforma Downdetector, que acompanha problemas de acesso, depoimentos indicam que a instabilidade começou por volta das 8h da manhã: 56% dos relatos envolvem login em aplicativos móveis, de acordo com o jornal O GLOBO.

Nas redes sociais, usuários relataram dificuldades para consultar o valor disponível para saque do Fundo. No Twitter, os trabalhadores informam que enfrentam problemas para consultarem seus saldos.

A princípio, os trabalhadores com direito ao saque extraordinário poderão consultar, no aplicativo, a data prevista e o valor a ser recebido.

No app também é possível incluir as informações cadastrais para criação de conta poupança social digital.

Caso o beneficiário opte por consultar no site da Caixa, o trabalhador precisa informar o número do CPF ou do NIS e depois a senha, que é a mesma usada para acessar seu extrato no site da Caixa.

O NIS, ou NIT, e o PIS/Pasep são o mesmo número.

A partir desta terça-feira (5), as Superintendências Regionais do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência, começaram a receber os pedidos de recursos administrativos referentes ao Abono Salarial, dado ao trabalhadores cadastrados no programa PIS/Pasep, do ano base de 2020.

É importante ressaltar que, mesmo depois que o dinheiro for depositado, o trabalhador poderá desfazer o depósito. E caso ele não movimente o dinheiro na Poupança Social Digital, o valor retorna à conta do FGTS corrigidos e sem nenhum prejuízo ao beneficiário, segundo informou a Caixa ao O GLOBO.

A assessoria da Caixa Econômica Federal informou em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (8) que:

“A consulta do Saque Extraordinário do FGTS pode ser realizada no Aplicativo FGTS, disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS. A nova versão do aplicativo foi disponibilizada hoje e está sendo liberada gradualmente aos usuários.

Pelo site fgts.gov.br, o trabalhador pode encontrar as regras sobre o Saque Extraordinário do FGTS e, também está disponível opção para consultar se tem direito ao crédito do valor e a data em que irá receber o recurso.

O calendário do Saque Extraordinário do FGTS começa a partir de 20/04, com o crédito na conta do CAIXA Tem para nascidos em janeiro.

A CAIXA informa que alguns serviços pontuais de aplicativos da CAIXA apresentaram intermitência momentânea na manhã desta sexta-feira (08/04). Os serviços foram prontamente restabelecidos e operam normalmente”.

Última atualização por Gabriela Mackert Occhipinti - 08/04/2022 - 16:58

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto