Filecoin lança sua primeira rede de testes pública

Messari
12/12/2019 - 9:41
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Filecoin garante armazenamento de dados em setores seguros, mercado de armazenamento competitivo e armazenamento descentralizado e verificável (Imagem: Filecoin)

Agora, a primeira rede de testes pública do protocolo Filecoin está no ar. Potenciais mineradores e clientes de armazenamento podem começar a experimentar os requisitos de hardware de mineração e as habilidades da rede em armazenar/recuperar dados.

A rede de testes também permite que os desenvolvedores comecem a criar aplicações baseadas na Filecoin por meio de APIs (interfaces de programação de aplicações) compatíveis com a rede.

Para aqueles que têm interesse, só a implementação lotus da Filecoin é compatível ao acesso para a nova rede de teste. Apesar disso, a equipe planeja, em breve, interoperar com outras implementações, incluindo o cliente Go da Filecoin.

Apesar dos seis meses de atraso, esse lançamento é um grande marco para a Filecoin antes de um possível lançamento da rede principal entre março e abril de 2020.

A rede principal seria bem-vista para os investidores de ICO (oferta inicial de moeda) da Filecoin, que esperam há quase dois anos pelos resultados tangíveis. É claro, os investidores talvez tenham que esperar até mais por um evento de liquidez, dependendo de sua agenda de investimento escolhida.

A mineração na Filecoin não tem relação com a mineração proof-of-work (“prova de trabalho”).

Em vez da competição baseada em poder computacional para ganhar recompensas por bloco, a mineração na Filecoin utiliza um sistema de “consenso de poder de armazenamento”.

Nele, mineradores que põem mais armazenamento na rede ganham uma vantagem em relação às recompensas de mineração por bloco.

Toda a mineração na Filecoin é baseada em GPU e os mineradores devem fornecer pelo menos 512 gibibytes (aproximadamente 550 gigabytes) de armazenamento de disco para serem considerados como qualificados para os blocos de mineração da rede de testes.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 29/03/2021 - 14:09

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto