Cartões de Crédito

Fim do juros no cartão de crédito? Entenda o movimento ‘Parcelo Sim’

21 nov 2023, 12:26 - atualizado em 21 nov 2023, 12:26
Juros, Cartão de crédito
“Parcelo Sim” busca o fim dos juros em parcelas do cartão de crédito.  (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Entidades do varejo e do setor de serviços promovem um movimento para o fim do juros em parcelas do cartão de crédito a partir desta terça-feira (21).

O movimento, nomeado ‘Parcelo Sim‘, indica ter natureza apartidária e pretende sensibilizar autoridades políticas do Executivo e do Legislativo a evitar que a população economicamente ativa e os varejistas sejam vilipendiados pelos grandes bancos.

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a modalidade de pagamento parcelado sem juros é adotada por 90% dos varejistas e, segundo o Datafolha, 75% da população faz uso dela.

“A modalidade de compra parcelada sem juros é essencial para a economia, para o comércio e, principalmente, para as famílias de menor renda. Imagine não poder contar com ela em situações emergenciais. O Movimento ‘Parcelo Sim!’ é propositivo, com a reunião de mais de 10 entidades”, explica Paulo Solmucci Júnior, presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Além disso, o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, afirma que o “parcelado sem juros é bom para quem compra e é bom para quem vende. A maioria dos empreendedores usa essa modalidade para ganhar fôlego no capital de giro”

“Para a população mais pobre, que precisa comprar comida, remédio ou eletrodomésticos, é uma ferramenta de crédito insubstituível, por ser a única sem juros no país”, completa.

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.