Redes Sociais

Fim do WhatsApp ilimitado? Claro, Tim e Vivo podem cortar oferta para o app

27 jul 2023, 15:10 - atualizado em 27 jul 2023, 15:10
whatsapp
WhatsApp e outros apps podem não ser mais ilimitados. (Imagem: Divulgação)

As grandes operadoras do país, Claro, Tim e Vivo, reavaliam a disponibilidade de uso ilimitado a aplicativos como WhatsApp, Twitter e YouTube. A estratégia, usada ao longo dos últimos anos, costuma atrair clientes que utilizam as redes sociais com maior frequência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, estratégia também conhecida como zero rating, passou a ser um problema para as operadoras, em relação ao faturamento. Dessa forma, o fim do uso ilimitado de aplicativos em determinados pacotes pode estar próximo.

Procurada pelo Money Times, a assessoria da Tim Brasil afirmou que não irá se pronunciar sobre o assunto.

  • Federal Reserve retoma aperto monetário nos EUA: Como ficam os investimentos estrangeiros na B3? Entenda se o Ibovespa será prejudicado pela decisão com o analista-chefe João Piccioni clicando aqui. Aproveite e inscreva-se no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta, às 12h.

No entanto, em entrevista ao O Globo, o presidente da Tim, Alberto Griselli, afirmou que a tendência é oferecer assinaturas gratuitas de serviços de streaming, ao invés de acesso ilimitado de aplicativos como WhatsApp, que não consomem dados da franquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o acesso passaria a ser descontado do plano de internet. “Se você pegar o tráfego embutido nos planos, você verá que as operadoras incluíram alguns desses serviços dentro do zero rating (prática de não descontar dados da franquia). O WhatsApp, por exemplo, há alguns anos era só mensagem e hoje é muito mais que isso e consome mais”, disse o presidente.

As operadoras Claro e Vivo também foram procuradas, mas não obtivemos retorno até o momento. A matéria poderá ser atualizada com o posicionamento das companhias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar