Setor Automotivo

Fim dos carros populares: Programa encerra com cerca de 150 mil veículos vendidos

07 jul 2023, 12:47 - atualizado em 07 jul 2023, 12:47
Carro popular
O vice-presidente e ministro da indústria, Geraldo Alckmin, falou sobre o fim do programa de carros populares (Imagem: Adobe Stock)

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira (7) o fim do programa de carros populares. Em coletiva de imprensa, Alckmin apresentou o balanço sobre o programa, com avaliação positiva para o projeto.

“Veículos leves foi um sucesso, está terminando neste fim de semana, até R$ 500 milhões só pessoa física, de R$ 500 para frente pessoa física e jurídica”, disse. Alckmin ainda destacou que o programa continua para caminhões e ônibus.

Segundo estimativas da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores)os R$ 800 minhões liberados para o programa contemplaram cerca de 150 mil unidades.

Lançado em 5 de junho e com a expectativa de durar quatro meses, o programa está encerrando cerca de um mês após o seu início.

“O programa salvou emprego, impulsionou a indústria, facilitou a população com imposto melhor para adquirir o carro”, pontuou o vice-presidente e ministro da indústria.

Balanço dos carros populares

De acordo com apresentação do presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, o mês de julho colherá a maioria dos emplacamentos referentes ao programa.

“Foi uma excelente medida de curto prazo para aquecer o mercado, reduzir os estoques e, principalmente, proporcionar que mais consumidores, incluindo pessoas jurídicas na segunda fase, tivessem acesso aos veículos de entrada”, explicou Leite.

Conforme falade Alckmin, ao longo do mês de junho, foram 95 mil veículos vendidos para pessoas físicas. Com o patrocínio do governo e condições das montadoras, os descontos chegaram a 21%.

“Houve um crescimento de 14,2% nos emplacamentos em junho ante maio”, disse Alckmin. Segundo ele, em 30 de junho, 27 mil carros foram emplacados, batendo recorde.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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