BusinessTimes

Força-tarefa da Greenfield move ação contra Santander, outras 3 instituições

10 set 2019, 18:30 - atualizado em 10 set 2019, 18:30
Santander
O caso refere-se a aportes feitos no Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Trendbank (Imagem: Reuters)

A força-tarefa do Ministério Público Federal da operação Greenfield entrou na Justiça com ação de improbidade contra o banco Santander Brasil (SANB11), outras duas instituições financeiras, uma corretora e 12 pessoas por prejuízos milionários em operações nos fundos de pensão Petros e Postalis.

Os procuradores cobram 561,6 milhões de reais, a título de ressarcimento. Esse valor equivale ao triplo dos danos, segundo comunicado do MPF divulgado nesta terça-feira.

O caso refere-se a aportes feitos no Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Trendbank, nos quais foram verificados atos de gestão temerária, fraudulenta, desvio de recursos e a emissão de duplicatas simuladas.

Na ação, a força-tarefa alega que um diretor do banco “propositadamente deixou de receber e analisar a documentação relativa ao lastro dos direitos integrantes da carteira do FIDC Trendbank”.

Além do Santander Brasil, o MPF lista entre os envolvidos Banco Finaxis, Trendbank e a corretora Planner. Segundo a ação, o FIDC Trendbank era administrado pelo Banco Finaxis, “posteriormente a administração passou para a Planner Corretora…por fim, a custódia pertencia ao Banco Santander”.

Em abril deste ano, a força-tarefa apresentou denúncia sobre o esquema e responsabilizou penalmente os envolvidos pelos crimes.

Santander Brasil, Planner e Finaxis não comentaram de imediato. Um porta-voz do Trendbank não foi encontrado para comentar.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar