CryptoTimes

Força-tarefa em Miami estuda viabilidade de cripto para pagamentos

16 abr 2021, 15:27 - atualizado em 16 abr 2021, 15:27
 A nova proposta sugerida no condado de Miami-Dade pretende analisar formas possíveis de uso para criptomoedas (Imagem: Unsplash/Gaetano Cessati)

Residentes do condado de Miami-Dade, no estado americano da Flórida, poderão um dia pagar seus impostos na forma de criptomoedas. 

Um memorando divulgado ontem (15) indica que a representante do condado de Miami-Dade, Danielle Cohen Higgins, propôs a criação de uma Força-Tarefa de Criptomoedas de Miami-Dade, a qual, entre outras finalidades, tem o objetivo de determinar a viabilidade do uso de criptomoedas como forma de pagamento de impostos do condado, taxas e serviços.

Conforme consta no memorando:

A Força-Tarefa de Criptomoedas de Miami-Dade foi estabelecida com os seguintes objetivos: (a) estudar a viabilidade de aceitação, pelo condado de Miami-Dade, de criptomoedas e de outras formas monetárias digitais como um método de pagamento aceitável para impostos do condado, taxas e serviços; (b) identificar quaisquer custos associados com a aceitação de criptomoedas e de outras formas monetárias digitais como método de pagamento aceitável para impostos do condado, taxas e serviços; e (c) fornecer recomendações ao Comitê sobre outras iniciativas de legislação relacionadas a criptomoedas que seriam vantajosas ao condado de Miami-Dade.

Ao conduzir sua revisão, e sem se limitar à generalidade do precedente, a Força-Tarefa também deverá revisar e analisar iniciativas feitas por governos municipais, estaduais e federais com relação a criptomoedas. 

Esse é mais um desenvolvimento notável, considerando que, no mês passado, oficiais de Miami-Dade fizeram um acordo multimilionário com a corretora cripto FTX, para a empresa patrocinar o estádio do Miami Heat, time de basquete da NBA.

O Comitê de Representantes do condado aprovou o acordo no mês passado. 

A proposta aconteceu após o crescimento do interesse, na área de Miami, por tecnologia de criptomoedas. Assim como descrito no memorando, a cidade de Miami começou a estudar uma série de iniciativas relacionadas ao bitcoin (BTC), incluindo impostos municipais e pagamento de taxas.

A força-tarefa sugerida pode significar que essas iniciativas poderão ser adotadas em todo o condado.

De acordo com o memorando, irão compor a força-tarefa treze pessoas, cada uma com no mínimo cinco anos de experiência em cripto, bancos, cibersegurança ou finanças, e que foram escolhidas pelo Comitê de Representantes do Condado.

Segundo o documento, “a Força-Tarefa é somente consultiva e não deverá ter o poder nem a autoridade de comprometer o condado de Miami-Dade ou quaisquer uma de suas agências ou instrumentos a qualquer política, nem incorrer quaisquer obrigações financeiras, ou criar qualquer responsabilidade contratual ou de outra natureza, em nome do condado ou de quaisquer uma de suas agências ou instrumentos”.

Segundo um porta-voz do comitê, caso a resolução seja aprovada na comissão, irá, em seguida, ao Comitê de Representantes para votação em 4 de maio. O Comitê de Infraestrutura, Operações e Inovações do Condado irá primeiro considerar a proposta. 

Caso seja aprovada, a Força-Tarefa será finalizada após o período de um ano, ao menos que uma extensão seja aprovada pelos representantes.

theblock@moneytimes.com.br