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Franquia promete lucro de até R$ 58,5 mil e franqueado só precisa de um celular e 2 horas por dia; entenda

25 out 2023, 15:46 - atualizado em 26 out 2023, 11:09
Franquias
O sistema de franquias da marca de aplicativo de mobilidade urbada funciona no modelo home-based (Imagem: Divulgação/DriveTryp)

A DriveTryp é um aplicativo de mobilidade urbana (transporte por aplicativo), que divide mercado com grandes nomes como 99Táxi e Uber.

Criado em fevereiro deste ano pela startup Uni-metaverso, o sistema de franquias do app funciona no modelo home-based e os franqueados da marca só tem uma função: divulgar a ferramenta.

Allan Barros, CEO da companhia, explicou ao Money Times que o franqueado precisa apenas de um celular ou dispositivo com internet para divulgar o app na região em que mora. Segundo o executivo, 2 horas por dia é o suficiente para se dedicar aos trabalhos.

Franquia de mobilidade urbana: como funciona?

A marca pede um investimento inicial de R$ 8,9 mil, que concederá ao franqueado o direito de ganhar por todas as corridas do app feitas na cidade em que ele mora.

Dessa forma, parar lucrar, este franqueado deve ter um bom número de motoristas trabalhando na DriveTryp.

Atualmente, existem franqueados em 71 cidades no Brasil e 11 cidades em outros países, segundo a empresa. Vale destacar que cada franqueado é responsável por uma cidade ou região em específico. Com isso, dois franqueados não atuam na mesma região.

Nos casos onde as cidades têm um número elevado de habitantes, os franqueados se dividem por uma cota de 250 mil habitantes.

O retorno desse dinheiro chega em até oito meses, mesmo tempo que pode levar para alcançar um faturamento mensal de R$ 195 mil (tendo pelo menos 25 motoristas operantes). Já o lucro fica em torno de 5% do faturamento bruto. Segundo empresa, são ganhos de até R$ 5,8 mil por mês.

Contudo, reforçando a ideia de que as estimativas de lucro e faturamento não passam de uma projeção, existem franqueados que conseguiram ultrapassar esse valor, chegando até a ordem de R$ 58,5 mil mensais em alguns casos, segundo a empresa.

Contudo, nesses casos, o trabalho de divulgação também será maior, porque no potencial de ganho mais alto, o franqueado precisaria ter 150 motoristas operantes naquela localidade e fazendo R$ 300 em corridas por dia.

A validade do contrato é de até 12 meses, sem nenhum custo para renovação, segundo a companhia. Em casos de rescisão antecipada deste acordo, nenhuma multa é aplicada.

Rotina e desafios para o franqueado

Segundo Barros, a divulgação do DriveTryp pode ser realizada de várias formas: por redes sociais, marketing digital, influencers e tráfego pago.

Outra opção é usar a mídia regional a próprio favor, como folders, banners e outdoors — mas a responsabilidade com os custos disso ficará com o franqueado.

O executivo diz que o ideal na rotina de um dono da franquia de mobilidade é se manter ativo com postagens nas redes sociais da franquia e criar um canal de atendimento direto com os motoristas parceiros.

Procurar seguir as ações de marketing indicadas pela franqueadora também é uma indicação importante, sendo justamente esse o maior desafio encontrado pelos franqueados, segundo a Uni-metaverso.

Nesse sentido, o suporte dado aos franqueados pela marca envolve a criação de materiais visuais para postagens nas redes sociais de cada franquia e treinamentos online.

Mas como funciona com os motoristas?

A empresa informou que para os motoristas, a DriveTryp trabalha com taxas menores em comparação com outros aplicativos do mercado, de até 10% somente depois de 90 dias. Até lá, a taxa é zero.

Além disso, é oferecido um bônus para os motoristas que compartilharem o app com outros motoristas.

Para o franqueado, para cada corrida na área em que ele mora, ele receberá 5% do valor da mesma. “Com o tempo, quanto mais motoristas ele tiver em sua área, mais ele ganha”, explicou Barros.

O executivo reforçou que para conseguir o estimado, são necessários a partir de 25 motoristas, e apesar de não haver exatamente uma meta estipulada de corridas, “essa constância é essencial para o sucesso do franqueado”.

Corridas grátis?

Os passageiros do DriveTryp também podem ser beneficiados, pois o app conta com um sistema de cashback que funciona da seguinte maneira: quanto mais o usuário utiliza o app, mais crédito ele ganha para as próximas corridas.

O usuário pode até conquistar corridas gratuitas, recebendo o cashback pelo pix. Segundo a empresa, isso não interfere na vida do franqueado, que lucra da mesma forma com a corrida, visto que este valor é bancado pela franqueadora.

A empresa também proporciona funcionalidades como o mototáxi e o modo mulher, exclusivo para atender apenas mulheres.

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
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Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
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