Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Frigoríficos brasileiros buscam habilitação para exportar para a China

06/11/2019 - 17:02
Carnes
Depois de 17 frigoríficos terem sido habilitados a exportar para a China em setembro, mais unidades produtoras querem ter acesso àquele mercado (Imagem: Reuters)

As exportações brasileiras de carne bovina atingiram recorde no mês passado com os crescentes embarques para a China, que está abrindo as portas para as carnes de diversos países diante do surto da peste suína africana. E mais vendas para o país asiático podem estar a caminho.

Depois de 17 frigoríficos terem sido habilitados a exportar para a China em setembro, mais unidades produtoras querem ter acesso àquele mercado, segundo Antônio Camardelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). As empresas têm preenchido questionários para comprovar que atendem os requerimentos do país asiático para importação, disse ele sem mencionar os nomes das companhias. Em um segundo momento, esses documentos serão enviados às autoridades chinesas.

Em outubro, o Brasil embarcou 65.827 toneladas de carne bovina para a China, um aumento de 62% em relação ao mês anterior, segundo dados do Ministério da Economia. Foi o primeiro mês completo já com os 17 frigoríficos habilitados a exportar para a China além dos 15 anteriores, incluindo duas unidades da Marfrig Global Foods e duas da Minerva.

O Brasil deve manter volumes de exportação semelhantes para a China nos próximos meses, puxados pela forte demanda, melhora da renda e mudanças de hábitos alimentares no país asiático, disse Camardelli.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Diana Cheng - 07/11/2019 - 13:18