CryptoTimes

FTX anuncia segunda fase de reembolsos aos clientes no valor de mais de US$ 5 bilhões; veja quem poderá receber

15 maio 2025, 15:42 - atualizado em 15 maio 2025, 15:42
FTX Shaquille O´Neal memecoin Taylor Swift
(Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

A corretora de criptomoedas FTX, por meio da FTX Recovery Trust, anunciou nesta quinta-feira (15) o início da segunda fase de distribuição para os credores com reivindicações admitidas no plano de reorganização empresarial, conhecido como chapter 11.

O valor esperado da distribuição é da ordem de US$ 5 bilhões, de acordo com os documentos da exchange.

Com isso, a partir de 30 de maio de 2025, os detentores de reivindicações nas classes de “Conveniência” e “Não Conveniência” e que cumpriram os requisitos de pré-distribuição começarão a receber seus pagamentos.

Assim, a segunda distribuição marca um passo importante para os indivíduos lesados pelo colapso da corretora de criptomoedas.

Os credores elegíveis devem ficar atentos aos seus provedores de serviços de distribuição designados, a Bitgo ou a Kraken. Espera-se que os fundos sejam creditados nas contas dentro de um prazo de 1 a 3 dias úteis após o dia 30 de maio.

O documento ainda ressalta que datas futuras para registro e pagamento de outros credores serão divulgadas em breve.

Divisão da distribuição da FTX

Ainda segundo os documentos, os percentuais de distribuição para esta segunda fase variam de acordo com a classe da reivindicação, refletindo as prioridades estabelecidas no Plano de Reorganização.

Dessa forma, os pagamentos serão distribuídos nas seguintes proporções:

  • Titulares de Reclamações de Direito de Clientes Dotcom (Classe 5A) receberão 72% das reivindicações admitidas;
  • Titulares de Reclamações de Direito de Clientes dos EUA (Classe 5B) receberão 54% das reivindicações admitidas;
  • Titulares de Reclamações Gerais Não Garantidas e Reclamações de Empréstimos de Ativos Digitais (Classes 6A e 6B) receberão 61% das reivindicações admitidas;
  • Titulares de Reclamações de Conveniência (Classe 7) receberão 120% das reivindicações admitidas.

John J. Ray III, o administrador do plano do FTX Recovery Trust, expressou seu otimismo em relação a este marco. “Estas primeiras distribuições para classes não conveniência são um marco importante para a FTX,” afirmou Ray.

Ele enfatizou a complexidade sem precedentes do processo de distribuição, dada a vasta base de credores da FTX, e creditou o sucesso até agora aos “esforços notáveis de recuperação e coordenação de nossa equipe de profissionais”. 

Ray reiterou o compromisso contínuo de sua equipe em buscar maiores recuperações para os credores e resolver as reivindicações pendentes restantes.

Para garantir a elegibilidade para futuras distribuições, tanto clientes quanto outros credores precisam completar algumas etapas importantes antes das datas de registro subsequentes.

Isso inclui fazer login no Portal do Cliente FTX (https://claims.ftx.com), concluir a verificação “Conheça seu Cliente” (KYC), enviar os formulários fiscais necessários e se registrar no Bitgo ou Kraken. A FTX se comprometeu a fornecer instruções detalhadas para o processo de registro no Portal do Cliente.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
cryptotimes@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram
Twitter Facebook Linkedin Instagram
Em quais ações investir neste mês?

Veja a carteira recomendada da Empiricus Research, BTG Pactual e outras corretoras e casas de análise do mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar