CryptoTimes

FTX anuncia segunda fase de reembolsos aos clientes no valor de mais de US$ 5 bilhões; veja quem poderá receber

15 maio 2025, 15:42 - atualizado em 15 maio 2025, 15:42
FTX Shaquille O´Neal memecoin Taylor Swift
(Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

A corretora de criptomoedas FTX, por meio da FTX Recovery Trust, anunciou nesta quinta-feira (15) o início da segunda fase de distribuição para os credores com reivindicações admitidas no plano de reorganização empresarial, conhecido como chapter 11.

O valor esperado da distribuição é da ordem de US$ 5 bilhões, de acordo com os documentos da exchange.

Com isso, a partir de 30 de maio de 2025, os detentores de reivindicações nas classes de “Conveniência” e “Não Conveniência” e que cumpriram os requisitos de pré-distribuição começarão a receber seus pagamentos.

Assim, a segunda distribuição marca um passo importante para os indivíduos lesados pelo colapso da corretora de criptomoedas.

Os credores elegíveis devem ficar atentos aos seus provedores de serviços de distribuição designados, a Bitgo ou a Kraken. Espera-se que os fundos sejam creditados nas contas dentro de um prazo de 1 a 3 dias úteis após o dia 30 de maio.

O documento ainda ressalta que datas futuras para registro e pagamento de outros credores serão divulgadas em breve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Divisão da distribuição da FTX

Ainda segundo os documentos, os percentuais de distribuição para esta segunda fase variam de acordo com a classe da reivindicação, refletindo as prioridades estabelecidas no Plano de Reorganização.

Dessa forma, os pagamentos serão distribuídos nas seguintes proporções:

  • Titulares de Reclamações de Direito de Clientes Dotcom (Classe 5A) receberão 72% das reivindicações admitidas;
  • Titulares de Reclamações de Direito de Clientes dos EUA (Classe 5B) receberão 54% das reivindicações admitidas;
  • Titulares de Reclamações Gerais Não Garantidas e Reclamações de Empréstimos de Ativos Digitais (Classes 6A e 6B) receberão 61% das reivindicações admitidas;
  • Titulares de Reclamações de Conveniência (Classe 7) receberão 120% das reivindicações admitidas.

John J. Ray III, o administrador do plano do FTX Recovery Trust, expressou seu otimismo em relação a este marco. “Estas primeiras distribuições para classes não conveniência são um marco importante para a FTX,” afirmou Ray.

Ele enfatizou a complexidade sem precedentes do processo de distribuição, dada a vasta base de credores da FTX, e creditou o sucesso até agora aos “esforços notáveis de recuperação e coordenação de nossa equipe de profissionais”. 

Ray reiterou o compromisso contínuo de sua equipe em buscar maiores recuperações para os credores e resolver as reivindicações pendentes restantes.

Para garantir a elegibilidade para futuras distribuições, tanto clientes quanto outros credores precisam completar algumas etapas importantes antes das datas de registro subsequentes.

Isso inclui fazer login no Portal do Cliente FTX (https://claims.ftx.com), concluir a verificação “Conheça seu Cliente” (KYC), enviar os formulários fiscais necessários e se registrar no Bitgo ou Kraken. A FTX se comprometeu a fornecer instruções detalhadas para o processo de registro no Portal do Cliente.

Compartilhar

cryptotimes@moneytimes.com.br