Emprego

Funcionários recontratados são demitidos novamente nos EUA

01 jul 2020, 15:00 - atualizado em 01 jul 2020, 15:00
População Desemprego Pobreza
Os números assustam governadores que se apressaram a reabrir as economias (Imagem: Reuters/Issei Kato)

Sob a ordem do gabinete do governador para fechar rapidamente suas cinco grandes academias de ginástica no Arizona na segunda-feira, Bahram Akradi estava furioso.

Sim, os casos de Covid-19 dispararam no estado, mas, segundo ele, seus funcionários na Life Time Fitness estavam preparados.

“Nenhum supermercado tomou nossas medidas”, disse Akradi. “Nenhuma Home Depot tomou nossas medidas. Nenhuma empresa tomou as medidas que tomamos.”

Governadores adotam medidas rápidas para combater o ressurgimento de casos de coronavírus, especialmente no sul e oeste dos EUA, que novamente ameaçam sobrecarregar hospitais e atrasar a recuperação econômica inicial do país.

Os números assustam governadores que se apressaram a reabrir as economias, muitos a pedido do presidente Donald Trump, e agora estão interrompendo – ou revertendo – o processo. Arizona, Flórida, Colorado e Texas obrigaram o fechamento de bares e boates nos últimos dias, enquanto o Arizona expandiu a paralisação para academias, parques aquáticos e cinemas. Outros estados reavaliam a permissão de restaurantes voltarem a oferecer serviços de mesa.

Já abaladas por dois meses de quarentena, empresas dizem que estão sendo injustamente atingidas por causa das ações de alguns poucos operadores, incluindo um bar em East Lansing, Michigan, vinculado a dezenas de infecções entre jovens. Até proprietários que aprovam os fechamentos estão frustrados com as mudanças repentinas, que custam milhares de dólares em mercadorias perdidas e os obrigaram a afastar pessoas que acabaram de ser recontratadas.

No Texas, duas dúzias de proprietários de bares abriram um processo para derrubar a ordem do governador Greg Abbott para o fechamento de tabernas, com o argumento que ele está escolhendo vencedores e perdedores entre as empresas do estado, segundo reportagem do Austin American-Statesman. E um congressista republicano em Nova Jersey está propondo uma legislação para reembolsar proprietários de restaurantes pelos custos de alimentos e outras despesas afetadas pelos fechamentos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.