AgroTimes

Fundação de Bill Gates promete US$1,4 bilhão para ajudar agricultores a se adaptarem a condições climáticas extremas

07 nov 2025, 15:57 - atualizado em 07 nov 2025, 15:57
bill gates agricultura
(Foto: Reuters/Caitlin Ochs)

A fundação do bilionário Bill Gates gastará pelo menos US$ 1,4 bilhão nos próximos quatro anos para ajudar os agricultores da África Subsaariana e da Ásia a terem acesso a tecnologias para se adaptarem a condições climáticas extremas, disse o presidente-executivo da organização à Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falando antes da cúpula climática COP30, a ser realizada na próxima semana em Belém, Mark Suzman, chefe da Fundação Gates, disse que o financiamento será destinado a inovações como o mapeamento da saúde do solo e biofertilizantes que usam microorganismos em vez de produtos químicos para promover o crescimento das plantas.

Na semana passada, Gates pediu que a estratégia climática deixasse de se concentrar nas metas de emissões e passasse a ajudar os pobres, que estão cada vez mais sofrendo o impacto do clima irregular e de outros extremos climáticos.

“Essas são as pessoas que contribuíram com uma fração mínima para a emissão de gases de efeito estufa que está causando a mudança climática, mas são as mais afetadas porque esses impactos climáticos realmente as atingem em termos de sua capacidade de alimentar a si mesmas e suas famílias”, disse Suzman à Reuters em uma entrevista antes do anúncio do financiamento.

Observando que os extremos climáticos impulsionados pelo clima estão representando uma ameaça cada vez maior à produção agrícola e à segurança alimentar, as Nações Unidas pediram mais proteção para a agricultura à medida que o aquecimento global se intensifica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um relatório elaborado por mais de 20 organizações, incluindo a consultoria Systemiq, constatou que a resiliência das culturas era uma das áreas de investimento mais impactantes. O relatório, divulgado na terça-feira, disse que havia uma necessidade generalizada de variedades de culturas resistentes ao clima, melhores previsões meteorológicas e inovações, como mapeamento e orientação habilitados para inteligência artificial.

Tecnologias agrícolas para o futuro

O International Potato Center (Centro Internacional da Batata), uma das organizações que se beneficiaram anteriormente do financiamento da Fundação Gates, revelou na quinta-feira uma nova variedade de batata cultivada que é resistente à praga, uma doença que está se espalhando para altitudes mais elevadas à medida que as temperaturas globais aumentam.

“Essa nova batata foi desenvolvida no Peru por meio da identificação de batatas selvagens com resistência à doença e da incorporação dessa resistência em variedades cultivadas”, disse um dos pesquisadores da empresa, Thiago Mendes.

Outro destinatário, a TomorrowNow, envia atualizações meteorológicas por mensagem de texto para agricultores de países africanos, incluindo Quênia e Ruanda, ajudando-os a evitar o desperdício de sementes e suprimentos ao plantar ou colher nos melhores momentos, disse o presidente-executivo Wanjeri Mbugua à Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suzman disse que há pesquisa e desenvolvimento robustos para soluções agrícolas, mas que o objetivo do mundo deveria ser fornecer essas soluções aos mais pobres do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar