Fundo imobiliário concede descontos em aluguéis para a Americanas (AMER3); entenda o impacto

O fundo imobiliário Max Retail (MAXR11) anunciou nesta segunda-feira (11) o 6º aditamento aos contratos de locação com a Americanas (AMER3) para os imóveis localizados em Vitória (ES), Belém (PA) e Maceió (AL).
Segundo fato relevante divulgado ao mercado, a iniciativa de renegociação partiu da dificuldade financeira apresentada pela locatária, que enfrenta recuperação judicial desde o início de 2023.
- LEIA TAMBÉM: Onde investir nesta temporada de balanços? O Money Times quer disponibilizar para você recomendações sobre quais empresas investir de forma prática e gratuita
Para evitar a rescisão dos contratos, o fundo concedeu descontos temporários nos aluguéis, válidos por 12 meses, com início em julho de 2025 e término em junho de 2026. Os valores variam conforme o imóvel:
- Vitória: 58% de desconto
- Belém: 52% de desconto
- Maceió: 41% de desconto
O impacto financeiro desta medida corresponde a uma redução mensal na receita do FII de cerca de R$ 132 mil, equivalente a um efeito negativo estimado de R$ 0,12 por cota no período.
Ainda de acordo com o fato relevante, os contratos permanecem vigentes até janeiro de 2029 e preveem a devolução integral dos descontos caso haja rescisão nos próximos 12 meses.
“A administradora reitera que a decisão está alinhada à estratégia de preservação de valor para os cotistas no longo prazo, mitigando o risco de vacância dos ativos e colaborando para a manutenção de uma relação contratual duradoura”, diz o fundo em comunicado.
Atualmente, aproximadamente 26% do portfólio do MAXR11 está vago, segundo dados do Clube FII.