Carteira Recomendada

Fundos imobiliários: Com carteira rendendo acima do Ifix, por que Itaú pede ‘pé no chão’ em outubro?

05 out 2023, 19:30 - atualizado em 05 out 2023, 17:27
fundos imobiliários fiis imóveis
Carteira de fundos imobiliários do BBA rende bem acima do Ifix em 2023, ancorada em recebíveis; analistas falam em ‘modo espera’ (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

Com seis meses de valorização do índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 e com a carteira rendendo acima do indicador, o Itaú BBA manteve a sua escalação de FIIs para outubro.

A casa de análises segue com a estratégia de diversificação da carteira recomendada de investimentos e segue com a aposta em 12 fundos imobiliários.

Os analistas Larissa Nappo e Marcelo Potenza comentam que meses seguidos de altas do Ifix são bons para quem recomenda a carteira e para investidores. Porém, é essencial “manter o pé no chão”. 

Segundo eles, é bom lembrar que trata-se de um mercado de renda variável. Com isso, no momento, a volatilidade está fazendo as cotações dos fundos subirem mês a mês. Entretanto, a qualquer instante, uma realização de lucros pode acontecer.

“O sentimento do mercado, atualmente, é de espera. Percebemos um discurso em comum, entre agentes do mercado e gestores, que os fundos de tijolo andaram rápido, principalmente os de galpões logísticos e de shoppings“, dizem os analistas.

Porém, eles destacam que os descontos de dois dígitos para FIIs de qualidade desses segmentos não existem mais e as maiores barganhas já ficaram para trás.

“Os melhores portfólios logísticos e de shoppings mostraram forte recuperação ao longo de 2023, pautados pelas perspectivas de queda de juros e pelos bons números operacionais que esses fundos têm apresentado”, comentam. 

Por outro lado, eles acrescentam que “quem ainda não emplacou e não chama a atenção do mercado são os fundos de lajes corporativas, que seguem descontados”.

Ainda assim, a carteira do Itaú BBA manteve o peso entre os segmentos, que seguem concentrados em ativos financeiros (40%), galpões logísticos/renda urbana (30%), lajes corporativas (15%), shoppings (7,5%) e híbridos (7,5%).

Para este mês, o BBA tem três FIIs de logística, um de shopping e um de lajes corporativas em sua carteira. Os demais da seleção de outubro são fundos mistos, híbrido e ativos financeiros.

Carteira de FIIs do BBA bate Ifix mais uma vez 

Em setembro, a carteira do BBA emplacou a sétima alta mensal, de 1,4%, acima do Ifix. O índice de FIIs subiu 0,20% e engatou seis meses seguidos de ganhos.

Sendo assim, a carteira “renda com imóveis” tem valorização de 18,7% no acumulado de 2023, contra +12,3% do índice referência do setor.

O BBA destaca que a sua carteira prioriza ativos de liquidez elevada, gestão experiente e que tenham portfólios de qualidade. Além disso, os analistas destacam que seguem otimistas com o mercado imobiliário no médio e longo prazo.

“Mesmo com o atual patamar da taxa Selic [em 12,75%], avaliamos que os FIIs continuarão com uma boa relação de risco x retorno ante outras classes de ativos. Precisamos acompanhar de perto o movimento na curva longa de juros, que vem ditando o ritmo do mercado”, ponderam.

Veja a seleção de fundos imobiliários para outubro

Fundo Ticker Segmento Peso Retorno com dividendos
HSI Malls HSML11 Shopping Center 7,50% 9,5%
CSHG Renda Urbana HGRU11 Misto 7,50% 7,4%
Vinci Logística VILG11 Logístico 7,50% 7,8%
Bresco Logística BRCO11 Logístico 7,50% 8,4%
VBI Logístico LVBI11 Logístico 7,50% 8,0%
VBI Prime Properties PVBI11 Lajes corporativas 7,50% 7,5%
Kinea Renda Imobiliária KNRI11 Misto 7,50% 6,9%
RBR Properties RBRP11 Misto 7,50% 5,4%
Kinea Rendimentos Imobiliários KNCR11 Ativos Financeiros 10,00% 14,3%
CSHG Recebíveis Imobiliários HGCR11 Ativos Financeiros 10,00% 12,2%
Kinea High Yield KNHY11 Ativos Financeiros 10,00% 10,5%
Kinea Índice de Preços KNIP11 Ativos Financeiros 10,00% 6,4%

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.