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Fusão entre Arezzo (ARZZ3) e Soma (SOMA3): As sinergias bilionárias da nova gigante do varejo; veja

05 fev 2024, 12:15 - atualizado em 05 fev 2024, 12:15
arezzo grupo soma fusão
arezzo grupo soma fusão (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

A fusão entre Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3) é positiva e cria valor para os acionistas de ambas as empresas, pois tem potenciais sinergias relevantes, avaliam analistas do mercado.

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Na análise do BTG Pactual, as sinergias totais podem atingir cerca de R$ 4,5 bilhões ou 35% do valor de mercado combinado das empresas. Entretanto, assumindo as variações de valores de mercado desde o primeiro fato relevante sobre a fusão, de quinta-feira (1), cerca de um terço desse valor já foi precificado.

O BTG e o Banco Safra destacam que, dentre as inúmeras sinergias que poderiam ser desbloqueadas pelo negócio, a maior seria a expansão das categorias de calçados e acessórios das marcas da Soma. Eles estimam que o segmento tem um valor líquido (VPL) de R$ 1,5 bilhão.

Outra área de ganho seria a redução do custo de produção vendida (CPV) da Reserva com a produção de produtos nas fábricas da Hering, o que traria R$ 500 milhões adicionais. Os analistas também destacam a redução da produção terceirizada de vestuário da Arezzo com a utilização das plantas da Soma.

A otimização das vendas, despesas gerais e administrativas (SG&A) através da eliminação de estruturas redundantes também é uma sinergia forte e poderia gerar R$ 1,2 bilhão adicional.

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Além disso, a nova empresa teria oportunidades de vendas cruzadas entre as marcas do grupo, gerando R$ 400 milhões em sinergias. Uma melhor gestão dos canais de franquia também poderá render mais R$ 700 milhões

Fusão de Arezzo e Soma cria ‘player gigante com múltiplas marcas’

Luiz Mollo e a equipe do BTG avaliam que a fusão entre Arezzo e Soma criará uma empresa com receita líquida de R$ 10 bilhões, Ebitda de R$ 1,6 bilhão e lucro de R$ 750 milhões. O valor de mercado deve ser de R$ 13 bilhões, com maior liquidez de ações.

A nova empresa controlará 34 marcas — sendo as mais importantes geradoras de receita Hering, Arezzo, Farm e Reserva –, cerca de 22 mil funcionários, mais de 2 mil lojas — 70% franquias — e presença em 21 mil lojas multimarcas em todo o país.

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“Apesar de ser um negócio complexo que cria um player gigante com múltiplas marcas (e culturas diferentes) nos segmentos de vestuário/calçados, sem falar nos riscos de execução no processo de integração, permitiria a captura de sinergias em distribuição, desenvolvimento de produtos, operações de franquia e produção”, afirmam.

O BTG tem recomendação de compra para Arezzo, com preço-alvo em R$ 80,00.

Já o Safra tem indicação de outperform para ambas as companhias. O banco ainda atualizou suas projeções para as ações: novo preço alvo de R$ 83,70 para ARZZ3 e R$ 10,1 para SOMA3, gerando potenciais valorizações de 33% e 31%, respectivamente.

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Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
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Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
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