Fusão Petz-Cobasi ganha novo capítulo com venda de ações de Zimerman
O diretor-presidente da Petz (PETZ3), Sérgio Zimerman, diminuiu sua participação na companhia nesta terça-feira (30) após vender ações para os controladores da Cobasi.
Segundo o comunicado ao mercado, com a operação, Zimerman passou a deter 184,9 milhões de ações ordinárias, equivalentes a 41% do capital social da Petz, incluindo 11 milhões de instrumentos derivativos que não alteram sua participação direta.
Os compradores foram o Kinea Private Equity V Master Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia e a Tefra, acionistas controladores da Cobasi, que agora detêm juntos 75,6 milhões de ações da Petz, ou 16,3% do total. Dados públicos mais recentes indicavam que o FIP V e a Tefra possuíam 10,6% da companhia, enquanto Zimerman tinha 31%.
Fusão de Petz (PETZ3) e Cobasi
A fusão entre a Petz e a Cobasi foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no dia 10 de dezembro com um “remédio” que visa equilibrar a concorrência.
A união das companhias irá gerar a maior rede de lojas de produtos e serviços para animais de estimação do Brasil e uma das maiores da América Latina.
O Acordo em Controle de Concentração (ACC) firmado com o órgão antitruste prevê a venda de 26 lojas no estado de São Paulo. De acordo com fato relevante da Petz, essas lojas representaram 3,3% do faturamento da companhia combinada nos últimos 12 meses.
A conclusão da combinação de negócios entre as gigantes do setor de animais de estimação está prevista para ocorrer em 2 de janeiro de 2026, dando origem ao Grupo Petz Cobasi, que passará a operar na Bolsa sob o ticker AUAU3.
A fusão ocorrerá por meio de uma reorganização societária, em que a Petz se tornará uma subsidiária integral da Cobasi e as bases acionárias de ambas serão unificadas.