Fusão Petz (PETZ3) e Cobasi vai sair? ‘Seguimos super confiantes’, diz CFO em cenário de forte concorrência

Um cenário macroeconômico difícil, os impactos do “boom” do mercado pet em plena pandemia, a pressão do e-commerce e o entrave para a conclusão de um processo de fusão são todos aspectos que permeiam a atual realidade da Petz (PETZ3).
A companhia reportou na última semana os números do segundo trimestre de 2025 e, apesar de ter revertido prejuízo e lucrado R$ 23,8 milhões no período, os números evidenciam o acirramento da concorrência no setor.
Em entrevista ao Money Times, a CFO da companhia, Aline Penna, afirma que o resultado do período de abril a junho foi bom. “Nós até queríamos ter crescido mais, mas há uma competição mais acirrada e temos trabalhado muito na nossa competitividade de preços, inclusive para não perder cliente e continuar adquirindo novos clientes”, disse.
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Ela destaca o crescimento de 8,6% na linha de receita bruta, mantendo uma trajetória de alta que a companhia vem se dedicando há alguns trimestres. “É uma manutenção dessa trajetória de retomada de vendas, depois que a gente passou alguns meses do ano passado e do ano retrasado sofrendo um pouco mais, principalmente por conta de competição”, coloca.
Com um cenário ainda competitivo, a Petz se prepara para juntar forças com a Cobasi.
No entanto, a concorrente Petlove entrou com recurso contra a combinação de negócios, inicialmente aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A principal alegação é a de dominância do mercado, com consequente aumento dos preços e prejuízos aos animais, destaca a diretora.
Competição no setor pet
A CFO Aline Penna lembra que, durante a pandemia de coronavírus e o isolamento social, muitas pessoas adotaram seu primeiro — ou até segundo — pet, impulsionando um “boom” no mercado.
A executiva destaca que o crescimento do mercado pet se concentrou entre 2021 e o início de 2023, no pós-pandemia. A partir de 2022, surgiram novos desafios com a entrada dos marketplaces, afirma.
“Metade do mercado sempre esteve com pequenos pet shops e cerca de 20% com supermercados. De repente, surgiram novas redes regionais e cresceu o interesse em disputar esse mercado”, disse ao Money Times.
A CFO inclusive rebate a crítica de dominância com a fusão da Petz com a Cobasi ao destacar a oportunidade do pequeno pet shop estar presente em marketplaces.
Para lidar com o acirramento dessa concorrência, a companhia aposta na mescla dos canais digitais e físicos para liderar entregas rápidas, disponibilidade de produtos e um portfólio amplo.
Uma entrada expressiva da Petz com lojas oficiais em marketplaces não está no radar da companhia, que ainda aposta na sua própria estrutura operacional e logística para manter o posicionamento no mercado.
Fusão Petz e Cobasi: Em que pé está?
O anúncio da fusão da Petz e da Cobasi ocorreu em abril de 2024, após muito circular no mercado sobre a possibilidade desse movimento.
Em junho deste ano, a companhia obteve a aprovação do órgão antitruste para a combinação dos negócios, mas o andamento da fusão está na geladeira, com a Petlove fazendo frente contra.
“Em meados de julho tivemos a aprovação sem restrições pela Superintendência Geral do Cade, que é algo que a gente esperava, porque as empresas juntas têm 10% de market share, então isso não deveria justificar nenhum tipo de preocupação concorrencial”, afirma a CFO.
Após a Petlove recorrer, Penna conta que as companhias estão no processo de conversar com os conselheiros do Cade.
“Nós temos pareceres macroeconômicos e uma série de dados que comprovam o que a gente acredita, mas, obviamente, temos que conversar com todos os conselheiros. Isso demanda tempo de ambos os lados. A gente sabe que o terceiro interessado [Petlove] também está tendo essas conversas. Seguimos sendo super confiantes de que vai continuar sendo aprovado sem restrições”.
O 2T25 da Petz
O lucro líquido da Petz (PETZ3) totalizou R$ 23,8 milhões no segundo trimestre de 2025, ante R$ 818 mil no mesmo período do ano passado. Em base ajustada, o resultado avançou 81,8% no comparativo anual, para R$ 18,5 milhões.