Gangorra brusca do boi Cepea mostra influência dos pequenos agentes na formação de preços

08/12/2021 - 9:50
Mercado do boi gordo entrou em acomodamento nos últimos dias com a folga dos grandes frigoríficos (Imagem: Reprodução/Embrapa)

O indicador do boi gordo do Cepea registrou nos últimos três dias uma sequência de oscilações bruscas que mostram uma característica de sua metodologia.

Pelo cenário de São Paulo, na sexta caiu 3,51%, avançou 2,92% na segunda e, ontem, recuou mais 1,74%, para fechar em R$ 316,50 (livre de Funrural), enquanto se nota oscilações em margens muito menores nas chamadas referências de mercado que divulgam diariamente suas cotações.

Na ponderação diária de preços pode estar se sobressaindo o peso de negócios informados por médios e pequenos agentes do mercado. Entre esses informantes, também estão presentes os frigoríficos e não apenas os produtores.

E ao alcance do levantamento da instituição da Esalq, cujo indicador serve para liquidar os contratos futuros na B3 (B3SA3), estão regiões com baixa intensidade na pecuária, como o Vale do Ribeira.

Com poder de negociação mais acanhado e necessidades diferentes dos produtores e frigoríficos maiores, movimentam, ocasionalmente, o comércio diário com maior número de participantes, embora não necessariamente em grandes volumes de animais.

Ou seja, um número maior de notas fiscais, independente da quantidade negociada.

Nos últimos dias, por exemplo, tanto as referências da Scot Consultoria quanto o Balizador GPB Datagro, mostraram cotações com oscilações mais equilibradas, dentro da margem de pressão que o setor entrou.

E nenhuma registrou alta do boi gordo na segunda, por exemplo, muito menos tão excessiva quanto a do Cepea.

O índice do Grupo Pecuária Brasil, que só traz informações dos pecuaristas, inclusive apontou queda de quase 0,50%.

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 08/12/2021 - 9:58

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web