Carros

Gasolina e álcool mais caros? Conheça os carros elétricos mais econômicos do Brasil

27 fev 2023, 15:00 - atualizado em 01 mar 2023, 13:10
Combustíveis
Lista do Inmetro faz o ranking de véiculos mais econômicos de 2022 (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

Mais cedo no mês, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou uma lista com as médias de consumo de 747 modelos e versões de carros de passeio e comerciais leves disponíveis no mercado.

O ranking compõe o já tradicional PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) e pode ajudar o motorista a escolher um veículo, especialmente, se o critério utilizado para a compra for a economia de combustíveis. O PBEV considera o pior cenário de alcance do veículo em condições de estrada e na cidade.

Além dos veículos com motor à combustão, o PBEV fez também medições de autonomia para veículos híbridos (HVEV), híbridos plug-in (PHEV) e puramente elétricos (BEV). Dos 747 modelos avaliados, 134 são híbridos, 68 são elétricos puros e 49 Plug-in híbrido.

O número expressivo de representantes na lista mostra o aquecimento do mercado de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in no Brasil.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), 2022 encerrou com a venda de quase 50 mil veículos desse grupo, uma alta de 41% na comparação com o ano anterior, que já havia batido o recorde de emplacamentos.

Nesse sentido, segundo um levantamento feito pela Brain Inteligência Estratégica com 1200 condutores do Brasil, 65% deles pretendem dirigir um carro elétrico no futuro próximo. Desse universo de novos compradores, 81% admitem  a preocupação ambiental como fator decisivo para a compra.

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Confira a lista dos 13 elétricos mais econômicos

Apesar de assumirem valores de entrada mais altos do que os veículos a combustível, a autonomia apresentada pelos modelos elétricos melhoram o custo-benefício dos veículos no médio e longo-prazo.

Na medição do PBEV, a autonomia dos veículos, para o ambiente de estrada e das cidades, é considerado em termos do gasto energético (medido em joules) para cada quilômetro rodado. Naturalmente, quanto menor esse número, maior será o desempenho do veículo.

Marca Modelo Versão Autonomia Urbana (km/l equivalente) Autonomia Estrada (km/l equivalente) Consumo Energético (MJ/km)
Renault e-Kwid Intense 52,7 39,6 0,44
Fiat 500e Icon 47,3 40,4 0,46
Caoa Cherry Icar EQ1 TEC 48,8 36,8 0,48
Chevrolet Bolt LT/Premier 45,8 39 0,48
Peugeot e-2008 GT 38 35,1 0,55
BYD D1 GL 180EV 39,2 34,2 0,55
BYD Yuan Plus GL310 EV 39,8 33,1 0,56
JAC e-JS1 e-JS1/e-JS1 Next 40,9 30,3 0,57
Nissan Leaf TEKNA 38,7 31,9 0,58
Mini Cooper S Eletric 38,5 31,8 0,58
Peugeot E-208 GT 37,8 30,8 0,59
JAC e-JS4 e-JS4 35 32,5 0,6
BMW IX Sport xDrive t50 36,4 30,2 0,61

 

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
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